Dia Nacional de luta da pessoa com deficiência é celebrado nesta quarta

A inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho é lembrada neste 21 de setembro. A data foi instituída como o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência por coincidir com o Dia da Árvore, representando, assim, o nascimento das reivindicações de cidadania e participação em igualdade de condições. O Dia Nacional foi instituído por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, e oficializado pela Lei Nº 11.133, de 14 de julho de 2005.

De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 45 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência. Em contraste ao número, a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho, mostra que 381,3 mil pessoas com deficiência ocupavam vagas no mercado de trabalho formal em 2014, mesmo com a Lei de Cotas garantindo o direito de inserção às pessoas com deficiência nas empresas.

Além de promover a inclusão e combater o preconceito, a data serve também para informar sobre a Lei Federal nº 8.213, 24/07/1991 – Lei de Cotas – que dispõe que as empresas com 100 (cem) ou mais empregados devem empregar de 2% a 5% de pessoas com deficiência.

Veja um vídeo sobre essa campanha.

 

Imprimir