Abril Verde: MPT reúne instituições parceiras para incrementar movimento

O ministério Público do Trabalho (MPT/PRT11), representado pelos procuradores do Trabalho, Jorsinei Dourado do Nascimento e Cirlene Zimmermann, coordenadores regionais da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho-Codemat, reuniu nesta sexta-feira (07), em sua sede, representantes de 12 (doze) instituições parceiras para, em conjunto, articular ações em prol do movimento Abril Verde: por mais saúde e segurança no trabalho.

Estiveram presentes o Tribunal Regional do Trabalho (TRT11), representado pela presidente, desembargadora Eleonora Saunier, a Superintendência do Trabalho e Emprego-SRTE, representada pela chefe de Segurança e Saúde e Auditoria Fiscal, Simone Santana Belchior, a Suframa, representada pela coordenadora geral de Recursos Humanos, Kellie Aguiar, a Secretaria de Estado de Trabalho-Setrab, representada pelo secretário, Breno Viana Ortiz, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente-Sema, representada por Antônio Luiz de Andrade, secretário Executivo Adjunto, a Secretaria de Estado da Saúde-Susam, representada por Elene Karla Leite Anselmo, gerente de Desenvolvimento de Recursos Humanos, a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus-SEMSA, representada por Aldenira Araújo de Souza, subsecretária, a Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento, representada por André Caminha, assessor técnico, a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas-FIEAM, representada por Veremity Santos Pereira, gerente da Qualidade FIEAM/SESI, o Serviço Social da Indústria da Construção Civil de Manaus- SECONCI, representado por Alair de Souza Paula, superintendente, e o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Amazonas-Sinduscon, representado pelo seu presidente, Frank do Carmo Souza.

Ação conjunta

As instituições parceiras elogiaram a iniciativa do MPT em reunir os parceiros para dialogar sobre as ações do movimento, potencializando as atividades para que a sociedade tome conhecimento da gravidade dos acidentes e doenças do trabalho no Brasil.

Todas as instituições estão programando ações neste mês de abril, como seminários, debates, exposições, ato público e iluminação de prédios na cor verde.

Ato Público

O Ministério Público do Trabalho/PRT11 realizará no dia 24 de abril, às 9h, Ato Público em sua sede, com a presença das instituições parceiras e trabalhadores, ocasião em que haverá ampla divulgação da situação dos acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador, mobilizando assim a sociedade para prevenção das doenças que ocorrem em decorrência do trabalho.

Somente com envolvimento, com a troca de informações, é que haverá o favorecimento de uma cultura de prevenção à vida e à saúde no ambiente de trabalho.

Na avaliação do procurador Jorsinei Dourado, a adesão das instituições no comparecimento da reunião e na disposição de adotar ações de sensibilização para o problema foi muito positiva, demonstrando que o movimento tende a crescer no Estado do Amazonas, e que “ juntos podemos fazer do Abril Verde uma tradição na nossa cidade, alavancando para se tornar um evento tão conhecido quanto o Outubro Rosa e o Novembro Azul”, destacou.

O que é o movimento Abril Verde

O Movimento Abril Verde, uma iniciativa do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Estado do Paraná, tem como intuito trazer à sociedade a questão da segurança e saúde do trabalhador brasileiro. A mobilização se faz necessária para tratar do tema das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho com o objetivo maior de reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador, e mobilizar o envolvimento da sociedade, dos órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações, sociedade civil organizada para prevenir e alertar sobre os problemas que ocorrem no mundo do trabalho e em decorrência do mesmo. Essa iniciativa quer trazer saúde e a prevenção para dentro do local onde passamos grande parte do nosso dia, da nossa vida e produzimos a riqueza.

Por que abril?

A data foi instituída por iniciativas de sindicatos canadenses e escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, em maio de 2005, foi promulgada a Lei No. 11.121, criando o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

No dia 07 de abril é celebrado o dia Mundial da Saúde, instituída pela Organização Mundial da Saúde, que define: a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade. Criada em 1948, a data tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional.

Em memória

Em 28 de abril nós lamentamos aqueles que morreram. No entanto, as mortes no trabalho também são um lembrete de que todos os níveis de governo são fundamentais para fazer mais por leis de saúde e segurança e vigorosamente julgar violações quando um trabalhador é morto ou gravemente ferido.

Imprimir