Situação dos catadores do lixão de Manacapuru preocupa MPT

O Ministério Público do Trabalho/PRT11, preocupado com as condições de vida e de trabalho dos catadores de resíduos sólidos do município de Manacapuru, realizou no último dia 12, uma visita ao lixão da cidade e participou de reunião com secretários municipais e representantes dos catadores.

No lixão, gerido pela prefeitura local, localizada no quilômetro 2 da estrada que liga o município de Manacapuru a Novo Airão (AM-352), foram encontrados catadores que trabalham na atividade há mais de 30 anos, como é o caso de Waldemir Moraes Batista, que desde os 12 anos trabalha no lixão da cidade.

A procuradora do Trabalho do MPT/PRt11, Alzira Melo Costa, constatou as condições totalmente degradantes dos catadores, que trabalham retirando do lixo os resíduos recicláveis e reutilizáveis, rodeados de urubus, sujeitos a intempéries, expondo-se a contaminações e risco de atropelamento pelos caminhões e máquinas pesadas que enterram os resíduos.

Reunião com a prefeitura

A inclusão dos catadores na coleta seletiva formal do município foi discutida pela procuradora do Trabalho, Alzira Costa Melo, em reunião com representantes da prefeitura e dos catadores.

O Município se comprometeu informalmente a dar andamento às ações necessárias para realização da coleta seletiva pelos catadores.

O objetivo da atuação do Ministério Público do Trabalho é retirar os catadores do lixão e conseguir dar condições decentes de trabalho para a categoria, que inclui remuneração pelos serviços de coleta seletiva realizados, ambiente de trabalho adequado e salubre.

Imprimir