• Procuradorias
  • PRT Manaus
  • Novo aplicativo: MPT destaca importância da ação social da Ouvidoria do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT11)

Novo aplicativo: MPT destaca importância da ação social da Ouvidoria do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT11)

O amazonense, a partir de hoje, terá mais um canal para o envio de manifestações com reclamação, denúncias, elogio, sugestão ou pedido de informações, aproximando-se cada vez mais da Justiça do Trabalho.

Em cerimônia realizada na manhã desta terça-feira (02/05), no hall de entrada do Fórum Trabalhista de Manaus, a Ouvidoria do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT11), lançou um novo sistema que permite ao usuário acompanhar o status das manifestações em plataforma web, pelo endereço www.trt11.jus.br, menu Ouvidoria, e em dispositivos móveis, com o aplicativo Ouvidoria TRT11.

O lançamento dos novos projetos foi realizado pela presidente do Tribunal, desembargadora Eleonora Saunier, e pelo ouvidor regional, desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva. Além do novo sistema, também foi lançada uma cartilha com informações sobre a Ouvidoria: o que ela faz, quais manifestações recebe, que demandas não são aceitas, quem pode fazer e como devem ser enviadas as manifestações. Durante a solenidade, foram divulgadas, ainda, as metas do setor para 2017/2018 e apresentado o mascote da Ouvidoria, batizado de Ouvídio.

Em discurso, a presidente do TRT11 ressaltou a importância da Ouvidoria. "A transparência e o fornecimento de informações aos usuários do serviço público fortalecem as instituições porque possibilitam a aproximação com o cidadão e reforça os instrumentos de controle", destacou a desembargadora.

O ouvidor regional, desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva, enfatizou em sua fala a missão de todo servidor público, magistrados e servidores, de servir à população. "A ouvidoria nos dá uma lição de modéstia, ressaltando sempre que não somos o fim em si mesmos, que todos temos a missão de servir à coletividade, aproximar o cidadão dos órgãos públicos e fazer cumprir com a lei e a constituição", completou, frisando ainda que “nada está acima da lei, da Constituição”.

Presente na solenidade, a procuradora-Chefe do MPT/PRT11, Fabíola Bessa Salmito Lima, enfatizou em seu discurso o trabalho do desembargador Audaliphal. O “lançamento da cartilha é uma continuidade do seu grande amor em levar os órgãos públicos à sociedade, em trazer uma maior transparência, assim foi no Ministério Público do Trabalho e não poderia ser diferente no Tribunal Regional do Trabalho. Neste contexto, eu vejo o lançamento da cartilha, como uma luta constante deste tribunal em prestar um serviço de maior efetividade e transparência, pois é somente ouvindo aqueles que se utilizam dos nossos serviços é que podemos nos aperfeiçoar na prestação desses, e nunca podemos nos esquecer que, embora autoridades, nós somos servidores públicos, e o próprio nome já diz: estamos aqui para servir ao público, cada um dentro de suas atribuições, pois é somente prestando esclarecimento, prestando informações, e ouvindo aqueles que utilizam a Justiça do Trabalho é que a gente alcançará uma Justiça Social, prestando um serviço pautado nos princípios que norteiam a administração pública como um todo, um serviço pautado na legalidade", finalizou.

Funcionamento do novo sistema

Para fazer uma reclamação, denúncia, elogio ou pedido de informações, o usuário deve preencher um formulário que está disponível no site do TRT11, ou diretamente pelo aplicativo. Em seguida, será gerado um número de protocolo, com o qual o usuário poderá acompanhar os passos de sua manifestação. Os status são: pendente, em andamento, encaminhado ao setor, analisado pelo setor e concluída.

Através do aplicativo e da plataforma web, também é possível ter acesso às notícias da Ouvidoria e a uma lista com perguntas e respostas para tirar as dúvidas principais dos usuários. Pelo site, é possível, ainda, fazer o download da Cartilha, consultar os dados estatísticos da Ouvidoria e participar da pesquisa de satisfação.

O novo sistema foi desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic) do TRT da 11ª Região. O aplicativo está disponível no Google Play e, em breve, no App Store.

Fonte: informações da Ascom TRT11

Imprimir