MPT realiza curso de combate ao trabalho infantil para conselheiros tutelares de Manaus

O Ministério Público do Trabalho (MPT/PRT11) realizou na manhã desta sexta-feira (10/11), em sua sede, encontro presencial com conselheiros tutelares de Manaus para dar início ao curso “Conselheiros tutelares: importantes atores no combate ao trabalho infantil”, sob a coordenação da procuradora Alzira Costa, coordenadora regional da Coordinfância- Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente.

Estiveram presentes na abertura do curso o Secretário Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos, Elias Emanuel, coordenadores do Creas e assistentes sociais da SEAS e do O Pequeno Nazareno.

O treinamento faz parte do curso a distância promovido pelo Ministério Público do Trabalho em todo país, criado para conselheiros tutelares.

Nesta etapa presencial, criada especialmente em Manaus, os conselheiros tutelares das Zonas Norte, Sul I, Centro sul, Leste II Oeste e Centro Oeste, assistiram 20 videoaulas com conteúdos relacionados ao trabalho infantil, a rede de proteção e como atuar quando for flagrado casos dessa prática.

Troca de informação

Após a exibição dos vídeos os conselheiros relataram à procuradora Alzira Costa os trabalhos que vêm realizando e dificuldades enfrentadas, acontecendo também trocas de experiências e sugestões de ações para melhorar o fluxo de atendimento às crianças e adolescentes em condições de vulnerabilidade social, assim como o atendimento à família para que não aconteça a reincidência da violação dos direitos das crianças e adolescentes.

Na avaliação da procuradora, o curso é uma excelente oportunidade para revisitar conceitos importantes do Trabalho Infantil e para, sobretudo, mostrar a importância do papel do Conselheiro Tutelar para a erradicação desse mal. “O fato de realizarmos uma etapa presencial permitiu chamarmos outros atores e dialogarmos sobre as dificuldades inerentes a atividade dos Conselheiros principalmente pela à ausência de estrutura física e de pessoal adequados para atendimento das crianças e adolescentes. Ficou claro que precisamos ser mais articulados e mais criativos para superarmos os entraves e avançarmos na Proteção à Criança e aos Adolescentes”, avaliou a procuradora.

Curso a distância

Os conselheiros terão acesso à plataforma do curso para assistir aos vídeos até 30 de novembro de 2017 e em seguida responderão a questionário de avaliação para ter acesso ao certificado.

Imprimir