MPT participa do encerramento da primeira etapa do Projeto Sinaleiras com a Colônia de Férias ‘De Férias Sim, na Rua Não”

Aconteceu na última sexta-feira (26/01), a solenidade de encerramento da Colônia de férias “De Férias Sim, na Rua Não”, atividade do Projeto Sinaleira, iniciativa do governo do Estado do Amazonas (envolvendo 13 órgãos), em parceria com o Ministério Público do Trabalho, três secretarias da Prefeitura Municipal de Manaus (PMM) e a Associação Beneficente O Pequeno Nazareno, com foco na erradicação do trabalho infantil nas sinaleiras de Manaus.

Além da colônia de férias “De férias sim, na rua não”, o Projeto Sinaleiras contempla ações com o objetivo de sensibilizar os condutores de veículos sobre os malefícios da prática de dar qualquer contribuição a crianças e adolescentes que trabalham nas sinaleiras. 

Durante a solenidade, no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na zona norte, o vice-governador e secretário de Segurança, Bosco Saraiva, anunciou o início da segunda fase do Projeto Sinaleiras para o dia 19 de fevereiro, garantindo às crianças e adolescentes e seus familiares assistência social através das secretarias do governo, em parceria com o Ministério Público do Trabalho.

“Será um conjunto de medidas que cuida não só das crianças, mas das famílias, para que eles possam cuidar dos seus filhos. A presença do Estado se dá, justamente, para que eles possam ter a possibilidade de arcar com as responsabilidades sociais. O projeto seguirá durante o governo inteiro”, afirmou o vice-governador.

Todas as crianças e adolescentes que participaram da Colônia de Férias sairão com sua matrícula na rede de ensino regular e com garantia de apoio no contra turno, por meio de parcerias com a rede municipal e estadual. Além disso, dois novos parceiros farão parte da segunda etapa do Projeto Sinaleira: Suframa e a Associação Espírita Jesus Gonçalves.

Para a procuradora do Trabalho, Alzira Costa, essa é a primeira vez que um projeto é construído de forma articulada e coordenada, beneficiando a criança, o adolescente e a família. “Conseguimos formatar um projeto com vários eixos de atendimento não somente para as crianças e adolescentes mapeados, mas também para seus familiares. Pois, não basta dizer não vá ao sinal, é preciso dar oportunidade”, afirmou.

Balanço da Colônia

Em sua segunda edição, a Colônia de Férias teve saldo de 4.687 atendimentos nas áreas da assistência social e jurídica, educação básica e profissionalizante, saúde, cultura, esporte e lazer.

A Colônia de Férias “De férias sim, na rua não” atendeu 125 crianças e adolescentes. Eles participaram de aulas de dança; futsal; recreação; tênis de mesa; passeios e oficinas de grafite e confecção de brinquedos com a utilização de material reciclável.

Apoio à família – Também foram prestados atendimentos às famílias das crianças e adolescentes identificados em situação de trabalho infantil. Ao todo, 66 familiares, entre pais, mães e responsáveis receberam orientação psicossocial e participaram de palestras sobre combate ao trabalho infantil, acesso ao Programa Bolsa Família e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, para que não permitam o retorno das crianças e dos adolescentes às sinaleiras. 

Emprego e renda – O Fundo de Promoção Social (FPS) vai oferecer, aos beneficiários do Projeto Sinaleiras, o acesso ao crédito solidário. A oportunidade, que incentiva o empreendedorismo, possibilitará a melhoria da qualidade de vida das famílias.

Festa de encerramento

A solenidade de encerramento contou com entregada simbólica de medalhas e certificados de formação do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) às crianças e aos adolescentes finalistas da colônia de férias. Além disso, também aconteceu a entregou de certificados dos cursos de manicure, barbearia e informática.

As criança e adolescente e seus familiares exibiram aos presentes atividades de teatro, dança, coral, circo e luta livre, resultado da aprendizagem que desenvolveram durante a colônia de férias.

Imprimir