Campanha do MPT e UFRR combate xenofobia e discriminação contra migrantes venezuelanos

O Ministério Público do Trabalho em Roraima e a Universidade Federal de Roraima fazem parceria e produzem campanha de rádio contra opressões e atos de xenofobia direcionados  às pessoas migrantes e refugiadas em Roraima.

São 4 (quatro) mensagens que fazem parte da Campanha “O idioma universal é o respeito”, desenvolvido no âmbito da disciplina de Áudio jornalismo II, do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Roraima, em parceria com o MPT e o projeto de mídias integradas: Somos Migrantes, da UFRR.

A meta das duas instituições é veicular a campanha em todas as rádios de Roraima e Amazonas, visando a sensibilização da sociedade para a necessidade de respeitar os direitos humanos de todos as pessoas que estão em condição de migrantes e refugiados.

Com a migração de venezuelanos em massa desde o início do ano passado, atualmente com mais de 30.000 venezuelanos residindo no Brasil, segundo dados da Polícia Federal, vem acontecendo contra eles reações de hostilidade de parte da população local. Casos como incêndios em residências onde os venezuelanos estão morando já foram registrados.

Sensibilização

Para a procuradora do Trabalho em Roraima, Priscila Moreto, a Campanha do MPT com a UFRR reforça a necessidade de respeito aos direitos de todos. "O objetivo é combater a xenofobia na localidade, fazer um contraponto a reações de discriminação por conta da nacionalidade. Somos todos migrantes". Além desta necessidade a procuradora destaca que o MPT, junto com outras instituições, vem atuando para garantir o respeito aos direitos dos imigrantes venezuelanos e a inserção laboral deles.

Para realização da campanha foram utilizadas experiências reais de pessoas que migraram, tanto no território nacional, quanto de outros países para Roraima.

Sob a coordenação do prof. Dr. Maurício Zouein (coordenador do Curso de Comunicação Social/Jornalismo UFRR) e orientação da profa. Dra. Antônia Costa da Silva, a Campanha pretende ganhar repercussão nacional.

Ficha Técnica

Os estudantes da universidade abraçaram a causa e, no projeto do curso, discutiram a questão e produziram os áudios para rádio.

Produção: Ayan Ariel

Locução e Edição: Luan Selfsh

Direção: Tainá Aragão

Roteiro: Tainá Aragão e Vitor Martins

Vozes (locução)

Fabíola Colmenarez

Marília Mesquita

Édellen Aquino

Ariene Lima

Onogifro de Matos

Rafaela de Oliveira

Pedro Ribeiro

Leila Baptaglin

Harlinis Yorjeth

Mathaus Sammer

Representante masculino dos Warao

Representante feminina dos Warao

Confira os áudios da campanha e publique em suas redes sociais.

Imprimir