MPT recebe representantes da Unicef e articula parcerias para fortalecer os direitos das crianças e adolescentes

Escrito por .

O procurador-Chefe do MPT/PRT11, Jorsinei Dourado do Nascimento, recebeu na manhã desta terça-feira (27/2), na sede da procuradoria, representantes da Unicef no Brasil. Durante a reunião a UNICEF apresentou a Agenda da instituição para a Região Norte, quando foram articuladas futuras parcerias para o fortalecimento dos direitos fundamentais da criança e do adolescente, especialmente neste momento de crise humanitária com a migração de venezuelanos ao Brasil. Estiveram presentes no encontro a representante da Unicef no Brasil, Florence Bauer, a coordenadora da instituição na Amazônia, Anyoli Sanabria, a Chefe do escritório Manaus, Luiza Teixeira, a assessora de comunicação, Ida Oliveira, e a oficial de projetos, Joana Fontoura.

A parceria entre UNICEF e MPT em nível nacional já existe, a meta agora é estabelecer acordos locais com os ministérios públicos na realização do que é hoje o principal trabalho do UNICEF que se chama “ Ser Unicef”, destacando a mobilização dos municípios para a melhoria dos indicadores da infância, desde a mortalidade infantil, distorção idade/série, até a violência contra criança e adolescente, envolvendo não apenas monitoramento, mas a gestão de técnicos e gestores de lideranças comunitárias municipais.

O objetivo da UNICEF é conhecer a realidade dos imigrantes, especialmente os indígenas e as crianças, e ver que medidas podem ser tomadas, de maneira articulada, para o enfrentamento das questões que envolvem as crianças e adolescentes de 0 a 17 anos no Amazonas e Roraima.

O procurador-Chefe, Jorsinei Dourado, assevera que a parceria entre MPT e a Unicef é extremamente importante, no âmbito da PRt11, principalmente no momento em que estamos precisando ampliar a articulação para cuidar da questão humanitária dos venezuelanos que já se encontram em território brasileiro. “A unicef, como órgão da ONU, tem expertise e credibilidade para prestar e colaborar com o Estado brasileiro na implementação de políticas públicas em defesa de Direitos Humanos” , destacou Jorsinei.

Imprimir