Projeto Sinaleiras inicia 2ª fase

Permanece a parceria formada pelo Governo do Estado do Amazonas, Ministério Público do Trabalho e sociedade civil contra o Trabalho Infantil.

Iniciou hoje na Associação Espírita e Beneficente Jésus Gonçalves, na Colônia Antônio Aleixo, zona leste de Manaus, a 2ª fase do Projeto Sinaleiras.

As crianças e adolescentes e seus familiares que foram atendidos na fase 1 do Projeto Sinaleiras, permanecerão sendo acompanhadas na fase 2. Desta vez serão desenvolvidas, além de atividade culturais, de esporte, e de lazer, reforço escolar e novos cursos de qualificação para pais e responsáveis.

Cerimônia

Na cerimônia de iniciação da 2ª fase do Projeto, estiveram presentes, a presidente do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), Mônica Mendes, representando o governo do Estado, a Procuradora do Trabalho, Alzira Costa, a vice-presidente da Associação Jésus Gonçalves, Porcina Almeida, a Coordenadora de ação do CETAM, Natália Mendes, e o presidente da AFEAM, Alex Del Giglio.

Mônica Mendes ressaltou o trabalho de todos os parceiros, em especial o do Ministério Público do Trabalho, que confiou no trabalho do governo do Estado. Dirigindo-se aos pais presentes, incentivou-os a se qualificarem, pois todos são capazes de viver com dignidade, alcançando independência financeira.

Dirigindo-se também aos país e responsáveis das crianças e adolescentes, a presidente da Associação, Porcina Almeida, destacou que é apenas com união e parcerias que acontecem as mudanças na sociedade. Disse ainda que a instituição estará de portas abertas para todos.

A procuradora do Trabalho, Alzira Costa, revelou sua alegria nesta manhã por poder participar de mais uma fase de um Projeto que busca a erradicação do Trabalho infantil no Amazonas. Relembrou o lançamento do projeto, em 2017. “Ano passado, quando o governador do Estado Amazonino Mendes veio lançar o projeto de Colônia de Férias, ele disse uma frase que me marcou muito: ‘cada criança que está nos sinais é um tapa na cara das autoridades constituídas, porque demonstra a nossa incapacidade de protegê-las’. Essas palavras tocam o meu coração e a minha face cada vez que eu passo no sinal e vejo um de vocês. Cada vez que vejo você Daniel, você Júlio, você Ludmila e outras crianças, jogando limão, eu penso: que futuro vocês terão? Qual chance vocês vão ter na vida? E aí eu trago uma reflexão para vocês, pais, mães, avós, responsáveis que aqui estão, se vocês não mudarem a realidade dessas crianças hoje, eles não vão ser nada! Peço que aproveitem cada oportunidade aqui oferecida, agarrem com unhas e dentes para que possamos ser instrumento de mudança na vida de vocês”. Por fim, agradeceu a parceria com o governo do Estado do Amazonas, nas pessoas do governador Amazonino Mendes e ao vice-governador, Bosco Saraiva, “pelo o olhar humano e honesto com as nossas crianças e adolescentes”, destacou.

Parceiros

O Ministério Público do Trabalho reconhece o esforço de toda as instituições envolvidas no Projeto, em especial o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Sinetram, que contribuíram para que 14 crianças e adolescentes que participaram da fase 1 do Projeto tivessem acesso ao material escolar e transporte urbano para deslocamento para as escolas de tempo integral e colégio da PM.

Participe da Campanha você também, não colabore com o Trabalho Infantil

Em que pese todas as ações que vêm sendo empreendidas, a cena de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil nas ruas de Manaus ainda é constante. A Procuradora do Trabalho Alzira Costa destaca que “É necessário a união de todos para que consigamos acabar com o Trabalho infantil. Os principais pedidos que fazemos para a sociedade é que não contribua com nenhuma espécie de gratificação financeira, para as crianças e adolescentes que se encontram nos sinais, e mais, caso constatem esta situação denuncie, ligando gratuitamente para o disque 100”, alertou.

Imprimir