MPT participa de evento sobre prevenção de acidente de trabalho

A Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho – CANPAT 2018, do Ministério do Trabalho, trouxe como temas Adoecimento Ocupacional e Quedas de Trabalho em Altura

O evento de abertura da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CANPAT 2018), no Amazonas, realizada na manhã desta sexta-feira (27), no auditório Belarmino Lins, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, contou com a participação do procurador-Chefe do MPT, Jorsinei Dourado do Nascimento.

CANPAT 2018

A Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho – CANPAT é uma ação desenvolvida pelo Ministério do Trabalho, através da Secretaria de Inspeção do Trabalho -SIT, com o objetivo de sensibilizar a sociedade brasileira para a importância da prevenção de acidentes e doenças do trabalho.

A CANPAT 2018 trouxe como temas Adoecimento ocupacional e Quedas de trabalho em Altura, que ainda vitima muitos trabalhadores, com enormes danos ao país.

Adoecimento

Os adoecimentos estão sendo tratados como prioridade em 2018 porque ainda há um desconhecimento muito grande em relação às doenças causadas pelo trabalho. A Secretária de Inspeção do Trabalho, Maria Teresa Pacheco Jensen, lembra que as empresas tendem a registrar casos de acidentes típicos, quando a relação entre a lesão e o acidente é mais evidente, tais como casos de fraturas, mas tendem a não reconhecer o adoecimento em decorrência do trabalho, como os transtornos mentais e os distúrbios musculoesqueléticos (LER/Dort), que também afastam trabalhadores e podem causar danos permanentes.

A OIT (2013) estima a ocorrência anual de 2,34 milhões de mortes relacionadas ao trabalho, sendo 2,02 milhões decorrentes de doenças ocupacionais. No Brasil os dados são inconsistentes, em razão da grande subnotificação desses adoecimentos. A emissão de Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT) é obrigatória.

Quedas

Já as quedas com diferença de nível chamam a atenção pela gravidade, apesar de o número de ocorrências parecer pequeno diante do total de acidentes. Das 349.579 Comunicações de Acidentes de Trabalho (CATs) entregues ao INSS em 2017, referentes a acidentes típicos e doenças, desconsiderados os acidentes de trajeto, em 37.057 a causa envolveu quedas com diferença de nível, 10,6% do total. Esse percentual sobe, no entanto, quando contabilizados os acidentes fatais. Das 1.111 mortes causadas pelas atividades laborais, 161 foram causadas por quedas. Isso é 14,49 % do total.

Fonte das informações: MTE

Imprimir