Atuação do MPT no programa de estímulo ao cumprimento da cota de aprendizagem recebe reconhecimento do Pró-Menor Dom Bosco

Escrito por .

O Ministério Público do Trabalho-MPT/PRT11, recebeu o selo “Parceiros de Jovens Aprendizes Pró-Menor Dom Bosco”, nesta quarta-feira (2/12), pela promoção de diversas ações de estímulo ao cumprimento da cota de aprendizagem destinada aos jovens aprendizes, durante evento de comemoração dos 37 anos desta instituição salesiana Pró-Menor Dom Bosco.

A procuradora do Trabalho do MPT, Alzira Costa, coordenadora regional da coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfancia), recebeu o selo das mãos da coordenadora administrativa de convênios de aprendizagem, Valzelene Torres.

O MPT, após a realização da “3ª Semana Nacional de Aprendizagem”, que este ano ocorreu de 13 a 17 de agosto, com diversas ações interinstitucionais, mantidas principalmente pela Justiça do Trabalho e Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, conseguiu, somente no âmbito do Pro-Menor Dom Bosco, alavancar a contratação de 160 jovens aprendizes, sendo 109 nos cursos de limpeza e conservação.

Para a procuradora, os números apresentados são conquistas de esforço coletivo em prol do direito de profissionalização dos jovens. “Fundamentalmente é dar oportunidade para o jovem que está entrando no mercado de trabalho e precisa ter experiência, precisa do dinheiro e de fundamento teórico. Além dessa oportunidade de emprego, proporciona o favorecimento de crescimento pessoal e desenvolvimento, porque a aprendizagem é um contrato de trabalho diferenciado que não observa somente a questão da produtividade, ela quer também que o jovem tenha desenvolvimento pleno enquanto cidadão e trabalhador”, destacou a procuradora.

Evento de agradecimento

O objetivo do evento dos 37 anos da instituição Dom Bosco, nas palavras do seu diretor, Pe Gennaro Tesauro, foi agradecer aos parceiros da aprendizagem que contribuíram para promover o reconhecimento da importância da garantia e defesa dos direitos dos adolescentes e jovens por intermédio do Programa Nacional de Aprendizagem.

Também foram homenageadas com placas as empresas Top Internacional, Showa do Brasil S/A e Séculos Relógios da Amazônia S.A, que contrataram um total de 43 aprendizes, sendo posteriormente efetivados como funcionários no regime CLT.

Imprimir