PTM de Boa Vista promove Ação Cívico Social para atender brasileiro e venezuelanos em situação de vulnerabilidade

Escrito por .

A Procuradoria do Trabalho de Boa Vista (MPT/PTM), realizou no último domingo (9/12), a “Ação Cívico Social (ACISO II): Brasileiros e Venezuelanos, é tempo de informar e integrar”, envolvendo diversos parceiros institucionais, com o objetivo de atender 400 pessoas. Foram previamente selecionados 250 venezuelanos procedente dos abrigos e 150 brasileiros, catadores de materiais recicláveis residentes em Boa Vista.

Durante todo o dia, no Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Federal de Roraima-UFRR, foram realizadas palestras, oficinas, exposições fotográficas, atendimentos de saúde de ginecologia, pediatria e odontologia, assessoria jurídica, emissão currículo e Carteira de Trabalho, além de atividades de entretenimento infantil.

Parceiros

A Ação Cívico Social, em sua segunda edição, contou com a participação da Defensoria Pública da União (DPU), da Universidade Federal de Roraima (UFRR), da Polícia Federal, Superintendência Regional do Trabalho, do Governo do Estado de Roraima, da Prefeitura de Boa Vista, do Serviço Social da Indústria (SESI), das organizações “Amigos do Sorriso”, e “Pirilampos”, e do Esquadrão de Saúde de Boa Vistas (ES-BV).

Para a criadora do Projeto, procuradora do Trabalho do MPT, Safira Nila Araúo Campos, os catadores de materiais recicláveis foram escolhidos porque, além de estarem em situação de vulnerabilidade social, desenvolvem um serviço de extrema importância para a sociedade. Quanto aos venezuelanos, as atividades foram pensadas tendo como foco informações sobre os direitos trabalhistas praticados no Brasil, empreendedorismo e legislação envolvendo a questão migratória.

Programação

Palestras- destacaram o uso sustentável de água; resíduos sólidos e os impactos ao meio ambiente; empreendedorismo; processo de adaptação em situação de migração; higiene bucal; trabalho infantil; exploração sexual de crianças e adolescentes; tráfico de pessoas; migração e o mundo do trabalho;

Oficinas – concentrou-se naconfecção de árvore de natal reciclável; fabricação de brinquedos sustentáveis; fabricação de peças artesanais com vidro; fabricação de peças artesanais com papel; eFabricação de peças artesanais com garrafa pet.

Exposições – acontecerammostra fotográfica “Catadores e os Recicláveis”;mostra de telas com molduras recicláveis;mostra de artesanato com comercialização de materiais recicláveis diversos;mostra de banners de instituições parceiras contendo orientações e ações ambientais; mostra de materiais provenientes da aplicação de princípios básicos de economia circular; ecovasos e substratos de remanescentes de castanhas do Brasil.

Atendimento em saúde -  testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite;atendimento e aplicação de flúor; clínicos, ginecologista (1 turno), pediatra e cardiologista.

Ação premiada

A primeira versão do Projeto Aciso (ação civil Social) – Migrantes internacionais e o mundo do Trabalho: conhecendo e exercendo, ganhou o primeiro lugar do Prêmio CNP 2018 na categoria Transformação social.

O objetivo do Prêmio CNMP é prestigiar os programas e os projetos do Ministério Público que mais se destacaram na concretização do Planejamento Estratégico Nacional e no alinhamento com os objetivos definidos.

 

Imprimir