• Procuradorias
  • PRT Manaus
  • Jovens reconhecem importância do MPT no dia da formatura de qualificação para primeiro emprego como aprendiz

Jovens reconhecem importância do MPT no dia da formatura de qualificação para primeiro emprego como aprendiz

A Organização O pequeno Nazareno (OPN), em parceria com o Ministério Público do Trabalho, através da Coordenadoria do Combate à Exploração do Trabalho da Criança e Adolescente – COORDINFÂNCIA, realizou nesta quarta-feira (12), no auditório do MPT, a solenidade de formatura das primeiras turmas do Projeto Gente Grande (PGG).

Em sua segunda fase, o PGG capacita jovens para sua primeira oportunidade no mercado de trabalho, através de ciclos de desenvolvimento humano de natureza pedagógica, pessoal, tecnológica e profissional. Neste momento, 109 (cento e nove) formandos receberam certificado, acompanhados de país ou responsáveis.

Na oportunidade, os gestores do O Pequeno Nazareno, Tommaso Lombardi e Elaine Elamid, apresentaram aos membros do Ministério Público do Trabalho do Amazonas os resultados da destinação de recursos decorrentes de ações civis públicas ou TAC’s ajuizados pelo MPT e utilizados em prol do enfrentamento ao trabalho infantil nas sinaleiras de Manaus.

A parceria teve início em 2014, quando a Associação Beneficente O Pequeno Nazareno buscou ajuda do MPT para o projeto “Ler para crescer”, destinado ao incentivo da leitura entre os jovens. O aprimoramento das ações se intensificou, resultando na produção de um diagnóstico sobre crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil nas sinaleiras da cidade de Manaus.

Tais informações serviram como base de dados para a implementação, no bairro Colônia Antônio Aleixo, dos Projetos Sinaleiras e Gente Grande, ambos com parceria do MPT.

O que foi constatado, destaca a procuradora do Trabalho, Alzira Costa, Coordenadora Regional da Coordinfância, é “que muitos dos jovens que estavam nas sinaleiras não tinham condições de competir com outros jovens para o mercado de trabalho. Mesmo frequentando escolas, eles tinham vulnerabilidade econômica, estavam em risco social, além de pertencerem a famílias geralmente desestruturadas. Muitas vezes não conseguiam permanecer na escola ou, se permaneciam, tinham uma defasagem de conhecimento e uma dificuldade relevante na aprendizagem. Então viu-se a necessidade urgente de conseguir fazer um reforço pedagógico e ao mesmo tempo fomentar a cidadania nesses jovens”, analisa a procuradora, afirmando ainda que foram elaborados projetos com esse objetivo específico: capacitar o jovem da Colônia Antônio Aleixo para o mercado de trabalho como aprendizes.

Resultados e emoções

Ao prestar contas ao MPT dos resultados, os gestores da OPN se emocionaram. Muitas histórias foram contadas e experiências relatadas, extrapolando os números apresentados. Dos 160 alunos matriculados, 109 estavam naquele auditório, felizes e energizados para novos desafios no mundo. Setenta e dois (72) passaram por entrevistas para vagas de aprendiz, dos quais quarenta e oito (48) estão trabalhando. São resultados que animam familiares, membros do MPT e parceiros presentes na solenidade.

Nas palavras do Juiz do Trabalho do TRT11, Mauro Braga, o dia mais feliz da vida dos formandos daquela solenidade não é hoje, o da formatura, mas o dia em que eles decidiram dizer sim à vida e à oportunidade que abraçaram. E que o sucesso daqui para a frente depende de cada um, da forma como vão se posicionar perante as dificuldades e aos desafios da vida.

Presente também na solenidade, o auditor fiscal do Trabalho, Emerson Victor Sá, parabenizou a todos e relatou a sua trajetória como jovem aprendiz, incentivando-os a acreditarem em seus sonhos e potencialidades.

Homenagens

No evento foram homenageados os professores do Projeto, recebendo o carinho dos formandos por intermédios de relatos de suas experiências no dia a dia da aprendizagem. Houve muitos choros, risos e muitos gestos de gratidão aos que contribuíram com a realização de mais uma fase do Projeto Gente Grande (PGG), familiares, gestores, parceiros e voluntários.

Confira as fotos do evento

Contato da Associação OPN: Rua Uiana, 215- Colônia Terra Nova

Tel: 3020 3033/ 99339 3033/ 99345 1063

Imprimir