Jovens reconhecem importância do MPT no dia da formatura de qualificação para primeiro emprego como aprendiz

A Organização O pequeno Nazareno (OPN), em parceria com o Ministério Público do Trabalho, através da Coordenadoria do Combate à Exploração do Trabalho da Criança e Adolescente – COORDINFÂNCIA, realizou nesta quarta-feira (12), no auditório do MPT, a solenidade de formatura das primeiras turmas do Projeto Gente Grande (PGG).

Em sua segunda fase, o PGG capacita jovens para sua primeira oportunidade no mercado de trabalho, através de ciclos de desenvolvimento humano de natureza pedagógica, pessoal, tecnológica e profissional. Neste momento, 109 (cento e nove) formandos receberam certificado, acompanhados de país ou responsáveis.

Na oportunidade, os gestores do O Pequeno Nazareno, Tommaso Lombardi e Elaine Elamid, apresentaram aos membros do Ministério Público do Trabalho do Amazonas os resultados da destinação de recursos decorrentes de ações civis públicas ou TAC’s ajuizados pelo MPT e utilizados em prol do enfrentamento ao trabalho infantil nas sinaleiras de Manaus.

A parceria teve início em 2014, quando a Associação Beneficente O Pequeno Nazareno buscou ajuda do MPT para o projeto “Ler para crescer”, destinado ao incentivo da leitura entre os jovens. O aprimoramento das ações se intensificou, resultando na produção de um diagnóstico sobre crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil nas sinaleiras da cidade de Manaus.

Tais informações serviram como base de dados para a implementação, no bairro Colônia Antônio Aleixo, dos Projetos Sinaleiras e Gente Grande, ambos com parceria do MPT.

O que foi constatado, destaca a procuradora do Trabalho, Alzira Costa, Coordenadora Regional da Coordinfância, é “que muitos dos jovens que estavam nas sinaleiras não tinham condições de competir com outros jovens para o mercado de trabalho. Mesmo frequentando escolas, eles tinham vulnerabilidade econômica, estavam em risco social, além de pertencerem a famílias geralmente desestruturadas. Muitas vezes não conseguiam permanecer na escola ou, se permaneciam, tinham uma defasagem de conhecimento e uma dificuldade relevante na aprendizagem. Então viu-se a necessidade urgente de conseguir fazer um reforço pedagógico e ao mesmo tempo fomentar a cidadania nesses jovens”, analisa a procuradora, afirmando ainda que foram elaborados projetos com esse objetivo específico: capacitar o jovem da Colônia Antônio Aleixo para o mercado de trabalho como aprendizes.

Resultados e emoções

Ao prestar contas ao MPT dos resultados, os gestores da OPN se emocionaram. Muitas histórias foram contadas e experiências relatadas, extrapolando os números apresentados. Dos 160 alunos matriculados, 109 estavam naquele auditório, felizes e energizados para novos desafios no mundo. Setenta e dois (72) passaram por entrevistas para vagas de aprendiz, dos quais quarenta e oito (48) estão trabalhando. São resultados que animam familiares, membros do MPT e parceiros presentes na solenidade.

Nas palavras do Juiz do Trabalho do TRT11, Mauro Braga, o dia mais feliz da vida dos formandos daquela solenidade não é hoje, o da formatura, mas o dia em que eles decidiram dizer sim à vida e à oportunidade que abraçaram. E que o sucesso daqui para a frente depende de cada um, da forma como vão se posicionar perante as dificuldades e aos desafios da vida.

Presente também na solenidade, o auditor fiscal do Trabalho, Emerson Victor Sá, parabenizou a todos e relatou a sua trajetória como jovem aprendiz, incentivando-os a acreditarem em seus sonhos e potencialidades.

Homenagens

No evento foram homenageados os professores do Projeto, recebendo o carinho dos formandos por intermédios de relatos de suas experiências no dia a dia da aprendizagem. Houve muitos choros, risos e muitos gestos de gratidão aos que contribuíram com a realização de mais uma fase do Projeto Gente Grande (PGG), familiares, gestores, parceiros e voluntários.

Confira as fotos do evento

Contato da Associação OPN: Rua Uiana, 215- Colônia Terra Nova

Tel: 3020 3033/ 99339 3033/ 99345 1063

Imprimir