PTM de Boa Vista participa de Oficina da UNICEF/NECA sobre trabalho infantil

Escrito por .

O MPT/PTM de Boa Vista participou da Oficina do projeto “Fortalecendo capacidades institucionais na área de proteção de crianças e adolescentes contra a violência, e em especial àquelas em situação de mobilidade”, do Fundo das Nações Unidas a Infância (UNICEF), com apoio da Plan Internacional e realização da Associação dos Pesquisadores dos Núcleos de Estudos e Pesquisa sobre a Criança e o Adolescente (NECA).

Na última segunda-feira, 25, a procuradora do Trabalho da PTM de Boa Vista, Safira Nila de Araújo Campos, participou da Oficina do Projeto proferindo a palestra “Análise da situação do trabalho infantil em Roraima, o papel e a ação do MPT”, na sede da Defensoria Pública.

O evento é a continuação de um ciclo de 14 Oficinas presenciais para gestores e técnicos, visando ao aprimoramento da prática, a melhoria da qualidade das ações desenvolvidas e favorecimento da articulação e integração por meio da construção de fluxo de atendimento.

Para a procuradora Safira Nila, “precisamos tirar a venda que nos impede de enxergar o trabalho infantil como uma violação de direitos da criança. Os discursos amparados nos mitos de que “é melhor estar trabalhando do que roubando” precisam ser combatidos, pois nesse diálogo temos duas violências: o trabalho precoce e a sujeição ao mundo da criminalidade. O melhor é estudar e brincar. E para garantir o direito a uma infância lúdica, é imprescindível dialogar com a sociedade sobre o assunto”, destacou.

Participações

A Oficina teve a participação da auditora Fiscal do MTE, Thais Silva Castilho, com o tema: O papel de prevenção e atendimento de crianças e adolescentes envolvidos no trabalho infantil”; da Coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil da Prefeitura de Boa Vista, Lilian Santos, com o tema: Ações de prevenção e atendimento de crianças e adolescentes envolvidos no trabalho infantil realizado pelo município de Boa Vista – desafios a serem enfrentados; e da coordenadora do Projeto UNICEF/NECA, Maria Ângela Rudge, com o tema: Fortalecendo as redes de proteção de crianças e adolescentes contra a violência em Roraima.

Imprimir