MPT realiza inspeção em Lixão de Boa Vista para combater trabalho infantil

O MPT/PTM de Boa Vista, representado pela procuradora do Trabalho, Priscila Moreto de Paula, realizou ação de inspeção no lixão da cidade, no último sábado (27/05), com o objetivo de verificar a existência de trabalho infantil na área e as condições de trabalho dos catadores.

No aspecto de presença de criança no lixão, Priscila constatou que “há crianças e adolescentes realizando a atividade de catação, elencada na lista TIP como uma das piores formas de trabalho infantil. Essa atividade implica riscos para a saúde, segurança e moral de nossas crianças e adolescentes, que muitas vezes disputam com urubus os alimentos encontrados no lixo”, destacou a procuradora.

Ainda durante a inspeção, a procuradora verificou que muitos trabalhadores, com suas crianças e adolescentes, residem em barracos situados na mesma área de depósito do lixo coletado no município de Boa Vista/RR, e constatou, ainda, que a ausência de coletiva seletiva municipal, em descumprimento Política Nacional de Resíduos Sólidos, enseja a precarização generalizada do trabalho dos catadores, enumerou a procuradora.

A PTM no combate ao trabalho infantil

O Ministério Público do Trabalho está com uma campanha nas redes sociais de combate ao trabalho infantil intitulada #ChegadeTrabalhoInfantil, e conta com o apoio de artistas e personalidades do esporte para difundir a causa nas redes sociais.

O juiz do Fórum Trabalhista de Boa Vista, Raimundo Paulino, recebeu das mãos das procuradoras do Trabalho, Tatiana Sento-Sé e Priscila Moreto, a camisa da campanha “Chega de Trabalho Infantil”, para aderir ao movimento e unir forças para erradicar o trabalho infantil em Roraima.

Imprimir