MPT lança políticas de gestão de pessoas e de segurança institucional

Documentos fazem parte de processo de uniformização da gestão da instituição. MPT já conta com duas outras políticas, de Equidade e de Comunicação

O procurador-geral do MPT, Ronaldo Fleury, o procurador regional Fábio Legal Cardoso, secretário de segurança institucional, e Izaías Dantas Freitas, integrante do Comitê Estratégico de Gestão de Pessoas apresentaram as políticas em evento destinado a gestores

Brasília – O Ministério Público do Trabalho (MPT) lançou, na última segunda-feira (27), duas novas políticas de gestão interna. A Política Nacional de Gestão de Pessoas e a Política de Segurança Institucional visam integrar as ações de planejamento e de execução das ações, atividades e processos, estabelecendo princípios e diretrizes gerais e específicas para as duas áreas. O lançamento das políticas segue um processo de uniformização da gestão do MPT em todas as suas unidades, já iniciado com as políticas de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade, e de Comunicação Social.

O procurador-geral do MPT, Ronaldo Fleury, explica a importância dos documentos lançados esta semana em abertura de curso destinado a gestores da instituição. “Na parte de segurança institucional, agora com a política nós temos efetivamente a ligação, dentro na nossa instituição entre as secretarias regionais de segurança institucional e fora com os outros órgãos dos demais ramos do MPT e demais órgãos de segurança”, declarou.

“E na área de gestão de pessoas, o foco é dar efetivamente essa sensação de pertencimento, trazer o servidor para dentro da administração. A administração é feita pelo conjunto de servidores e procuradores do MPT, não só por aqueles que têm cargos na administração. Então trata da parte de saúde do servidor, qualidade de vida, todas aquelas questões que dizem respeito efetivamente a um bom ambiente de trabalho”, completou Fleury.

A Política Nacional de Gestão de Pessoas estabelece os princípios e as diretrizes gerais e específicas que nortearão as ações e os processos de gestão de pessoas no âmbito do MPT. Alguns dos objetivos definidos são promover o desenvolvimento contínuo de competências, valorizar e motivar membros e servidores, e desenvolver cultura integrada e orientada para resultados.

Izaías Dantas Freitas, integrante do Comitê Estratégico de Gestão de Pessoas e do Grupo de Trabalho que elaborou a política, fala sobre a relevância do documento. “A importância maior desse trabalho, do lançamento da política, é porque ela traz um norte para a instituição. Hoje a gente faz muitas ações que são às vezes dispersas e importante que a gente tenha tudo definido em um único documento, e que nossas ações sejam bem definidas, bem direcionadas, para que nossa energia seja canalizada toda para um lugar único”, esclarece Izaías, que é diretor de Gestão de Pessoas da Procuradoria Geral do Trabalho (PGT).

Acesse aqui a íntegra da Política Nacional de Gestão de Pessoas

Já a Política de Segurança Institucional integra as ações de planejamento e de execução das atividades de segurança institucional no âmbito do MPT, garantindo seu pleno exercício. De acordo com o documento, a atividade de segurança institucional será desenvolvida no âmbito da instituição com a observância de princípios, como proteção aos direitos fundamentais e respeito aos princípios constitucionais da Administração Pública, ética profissional e valores fundamentais do Estado Democrático de Direito, atuação preventiva e proativa, de modo a possibilitar antecipação às ameaças e ações hostis e sua neutralização, entre outros.

Para o procurador regional do MPT Fábio Legal Cardoso, secretário de segurança institucional e presidente do Comitê Estratégico de Segurança. “Nós podemos ter vários obstáculos no exercício da nossa atuação finalística se nós descurarmos das medidas de proteção dos nossos servidores, dos nossos procuradores, dos nossos documentos, das nossas unidades administrativas. E a política, alinhada com a resolução 156 do Conselho Nacional do Ministério Público, tem exatamente esse objetivo, essa finalidade”, explica o procurador.

Acesse aqui a íntegra da Política de Segurança Institucional

Outras políticas – A criação de políticas para pautar a gestão do MPT vem sendo uma constante nos últimos meses. Em agosto, foi lançada a Política Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade, que busca reforçar o compromisso da instituição no combate às diversas formas de desigualdades.

O documento estabelece diretrizes no sentido buscar a equidade de gênero, raça, etnia, orientação sexual, identidade de gênero, idade, origem e de pessoas com deficiência, bem como das demais dimensões da diversidade, na cultura organizacional, em todos os procedimentos, ações ou atividades da instituição MPT.

Acesse aqui a íntegra da Política Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade

Já no ano passado, foi lançada a Política Nacional de Comunicação, que busca reger as ações de Comunicação Social no âmbito institucional interno e externo, de modo que sejam planejadas, executadas, monitoradas e avaliadas. Entre os objetivos estão permitir o fortalecimento institucional do MPT por meio de uma interação eficiente e transparente com a sociedade.

Acesse aqui a íntegra da Política Nacional de Comunicação

 

 

Imprimir