Destinação do MPT possibilita qualificação de jovens do sistema Socioeducativo da Sejusc-AM

A formatura dos 55 alunos aconteceu nesta quinta-feira (2) com a presença do procurador do trabalho da Jorsinei Dourado do Nascimento. O sistema socioeducativo compreende o conjunto de medidas que estão envolvidas no processo de ressocialização de adolescentes em conflito com a lei.

A Associação Beneficente “O Pequeno Nazareno”, com o Projeto Gente Grande Socioeducativo (PGG), foi beneficiado com destinações do Ministério Público do Trabalho no Amazonas para realização de cursos nas unidades socioeducativas de Manaus.

O curso é adaptado para adolescentes e jovens com distorção de escolaridade e idade com conteúdo voltado para o desenvolvimento da cidadania, convivência e formação profissional. Iniciado em 2020, em plena pandemia do Covid-19 em Manaus, o curso foi ministrado de forma semipresencial e na modalidade EaD, permitindo assim a formação em todas as unidades socioeducativas de Manaus.  

O procurador do MPT, Jorsinei Dourado, destacou na cerimônia de formatura a confiança do MPT no comprometimento do Pequeno Nazareno pela execução do projeto, parabenizou o Estado do Amazonas, via Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (SEJUSC), que colocou a sua estrutura para viabilizar os cursos, e o Ministério Público do Estado, parceiro na busca por melhor atendimento aos adolescentes. “Esta é a primeira etapa da formação e precisamos dar continuidade ao projeto, proporcionando mais espaço aos adolescentes, porque é possível mudar. Vocês hoje estão virando a chave, estão dando a volta para mudar suas vidas. Deram o primeiro passo, continuem estudando, buscando novos conhecimentos. A vida não é fácil, mas é preciso esforço. Vocês são exemplo e o Ministério Público do Trabalho acredita que a aprendizagem profissional é um instrumento  importante de transformação social e da vida das pessoas”, destacou o procurador.

Para o diretor do Projeto Gente Grande, Tommaso Lombardi, “as oportunidades que podemos dar no futuro são fundamentais para que os jovens possam mudar de vida e o resultado final ao darmos vaga de jovens aprendizes é que eles tenham uma vida digna e que possam sonhar”, frisou.

O PGG Socioeducativo é uma tecnologia social altamente replicável que tem como finalidade proporcionar conhecimentos, habilidades e atitudes que contribuam para o processo de aprendizagem, ofertando através de 04 ciclos de desenvolvimento humano as condições necessárias ao encaminhamento de jovens preparados e autoconfiantes aos processos de entrevistas, com vista a subsidiar o primeiro emprego na condição de jovem aprendiz.

Lançamento e homenagens

Antes da entrega do diploma aos formando, a instituição Pequeno Nazareno realizou o lançamento do Guia de Implementação do Projeto Gente Grande– Socioeducativo – EAD para todas as unidades do Brasil de forma gratuita para uso dessa tecnologia social livre. Fez também a entregou de uma placa ao procurador do Trabalho Jorsinei Dourado do Nascimento “em agradecimento e reconhecimento pela dedicação, empenho e compromisso em prol da erradicação do trabalho infantil”.

A outra homenagem coube aos alunos que denominaram o nome da Turma: Ministério Público do Trabalho, em agradecimento ao apoio dado para a realização desta formação.

Imprimir