• Procuradorias
  • PRT Manaus
  • Prêmio MPT na Escola 2022: alunos finalistas do Amazonas recebem prêmios em solenidade na sede da PRT11

Prêmio MPT na Escola 2022: alunos finalistas do Amazonas recebem prêmios em solenidade na sede da PRT11

O auditório da Procuradoria Regional do MPT em Manaus coloriu-se de azul e vermelho para realizar a solenidade de entrega do Prêmio MPT na Escola (etapa estadual/Amazonas), na última sexta-feira (9/9), prestigiada por membros do MPT, TRT11, Tribunal de Justiça do Amazonas, Secretaria de Educação do Estado do Amazonas, gestores educacionais, professores e pais dos alunos finalistas das categorias música, poesia, conto e desenho.

Foram premiados, com o tema "Trabalho Infantil", os alunos do 4º e 5º anos nas categorias desenho, conto, poesia e música. Os alunos do 6º e 7º anos foram premiados nas categorias desenho, conto e poesia, abordando o tema: “Aprendizagem Profissional/Profissionalização de adolescentes". Os estudantes classificados em 1º lugar ganharam um tablet; em 2º lugar foram contemplados com um celular; e em 3º lugar receberam uma mochila com material escolar. Os professores dos alunos contemplados com o 1º lugar receberam prêmio no valor de R$ 700,00. No Amazonas, 69  escolas  participaram do Prêmio, envolvendo 2.369 alunos.

Premiação

Os prêmios foram entregues pelo procurador do Trabalho e coordenador regional da Coordinfância, Jorsinei Dourado do Nascimento; pela procuradora e vice-coordenadora regional da Coordinfância, Luiza Barreto Braga; pela desembargadora Joicilene Portela, gestora regionais do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT-11, pela desembargadora Joana Meireles, Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJAM, a procuradora do Trabalho da PRT11, Joali  Ingracia Santos de Oliveira, e o  Juíz do Trabalho Substituto do TRT11,  André Luiz Marques Cunha Junior.


O Procurador Jorsinei agradeceu aos parceiros no desenvolvimento do projeto MPT na Escola em sua primeira versão, em especial a Secretaria Estadual de Educação do Amazonas (SEDUC/AM). Parabenizou a todos os gestores e professores pelo trabalho desenvolvido com a crianças e adolescente sobre  a importância do combate ao trabalho infantil e aprendizagem profissional.  Dirigiu também sua mensagem aos estudantes e pais presentes na solenidade, incentivando-os a vislumbar a formação escolar como caminho seguro de um futuro promissor para todos, evitando sempre o trabalho infantil.

Os vencedores

Todos os finalistas mostraram seus trabalhos e a atração maior foi a apresentação dos finalistas que cantaram suas músicas, com a torcida dos pais e professores.

Confira a lista dos vencedores:

Etapa nacional

Vencida a etapa regional, os primeiros colocados concorrerão na etapa nacional do prêmio MPT na Escola 2022.

Prêmio MPT na Escola

O Prêmio MPT na Escola tem por objetivo levar a temática do trabalhoinfantil para asociedade, por intermédio da comunidade escolar, transformando os (as) profissionais da educação em multiplicadores (as) do conhecimento sobre o tema, bem como acerca da necessidade da prevenção e da erradicação da exploração do trabalho de crianças e adolescentes; fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização,conscientização e prevenção do trabalho infantil e de proteçãodo(a) adolescente trabalhador (a); reconhecer e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos (as) alunos (as), bem como a dedicação dos (as) educadores (as) envolvidos (as) nas ações de prevençãoà violação dos direitos de crianças e adolescentes.

 

 

A 1ª colocada da categoria música, do grupo I, Hadassa Ester Vieira Cunha, por ter tido problema no dia da festa, recebeu seu prêmio no gabinete do procurador Jorsinei Dourado no dia 13/9, acompanhada pelos pais e professora.

 

Imprimir