MPT prestigia premiação do 2º Concurso Cultura do TRT11 contra trabalho infantil

Escrito por .

O Procurador Regional do Trabalho e coordenador regional da Coordinfância, Jorsinei Dourado do Nascimento, compareceu na última sexta-feira (14/10), no Fórum Trabalhista de Manaus, quando os primeiros e segundos lugares em cada uma das três categorias receberam prêmios (celulares e notebooks) e certificado de participação para os 10 primeiros classificados.

O 2º Concurso Cultural, promovido pelo Comitê de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região AM/RR (TRT-11), teve como tema geral “Proteção social para acabar com o trabalho infantil”. A iniciativa está alinhada à Meta 9 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que consiste em integrar a Agenda 2030 ao Poder Judiciário, sob o enfoque de atender ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) n. 8, relativo ao trabalho decente e crescimento econômico. Os trabalhos produzidos pelos alunos das escolas públicas dos estados do Amazonas e Roraima concorreram nas categorias desenho, vídeo e redação.

Cada uma das três categorias teve tema e nível de escolaridade específicos. Para o desenho, o tema escolhido foi ‘’Criança não trabalha’’, na qual concorreram alunos matriculados do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Foram inscritos 795 desenhos. A redação, que contou com o tema “Programas e políticas sociais para acabar com o trabalho infantil’’, teve como participantes estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II. O concurso recebeu a inscrição de 578 redações. De tema ‘‘Brasil sem trabalho infantil”, a categoria vídeo, destinada aos alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio, teve um total de 40 vídeos inscritos, totalizando 1.413 participantes. A cerimônia de premiação foi transmitida ao vivo pelo canal do TRT-11 no Youtube.

Mesa de honra

A mesa de honra foi composta pela desembargadora Francisca Rita Alencar Albuquerque, representando a presidente do TRT-11, desembargadora Ormy da Conceição Dias Bentes; a desembargadora Joicilene Jerônimo Portela, gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem; o desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva, diretor da Escola Judicial (Ejud11); a juíza Bárbara Marinho Nogueira, auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça do Amazonas; o juiz substituto gestor do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem no 1º Grau, Igo Zany Nunes Corrêa; o juiz substituto André Luiz Marques Cunha Júnior, membro do Comitê de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem e coordenador do 2º Concurso Cultural; a juíza substituta Vanessa Maia de Queiroz Matta, membro do Comitê de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem em Boa Vista RR) e o procurador regional do Ministério Público do Trabalho, Jorsinei Dourado do Nascimento, que é coordenador regional da Coordinfância.

Os vencedores

REDAÇÃO
1º Lugar – ANA CLARA ALBUQUERQUE DE SOUSA – Escola Dom Jacson Damasceno Rodrigues – Manaus

2º Lugar – GUILHERME PONTES DA SILVA – Escola Mário David Andreazza – Boa Vista

DESENHO
1º Lugar - Hanna Beatrise Braga - Escola Estadual Benício Leão- Manaus
2º Lugar - Bruna Karla da Silva- Escola Estadual Humberto de Campos - Manaus

VÍDEO
1º Lugar - Richard Darlan da Silva Brito - E.E. JOÃO BOSCO EVANGELISTA - Manaus
2º Lugar - Grupo de alunos - CETI JOÃO DOS SANTOS BRAGA - Manaus
Daylan Bruno da Silva Pereira; Marcos Vinicius da Silva Garcia; Thiago de Souza Braz; Vitor Emanuel M. Martins; João de Paula Bisneto; Wanderley P. Ferreira Neto.

Imprimir