MPT acompanha processo de demissão coletiva em Itacoatiara/AM

Realizou-se, nos dias 07 e 08 de dezembro, diligência que contou com a presença do Ministério Público do Trabalho, representado pela Procuradora do Trabalho Dra. Valdirene Silva de Assis, e do Ministério do Trabalho, através do Delegado Regional do Trabalho Dr. Francisco Jorge Ribeiro Guimarães, em Itacoatiara. A ação das duas instituições foi motivada por denúncia contra a empresa Gethal de demissão coletiva.

Foram realizadas visitas à Agência de Atendimento da DRT em Itacoatiara, ao Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Madeireira de Itacoatiara, à Justiça do Trabalho no município, bem como à sede da empresa. Durante as reuniões, foram ouvidos os trabalhadores, o sindicato profissional e o empregador, na busca de uma solução negociada para a crise instaurada.

Apurou-se que a Gethal já efetuou a demissão de mais de 500 empregados, nos municípios de Itacoatiara e Manicoré. Todavia, segundo informações da empresa, há a perspectiva de retomada das atividades, para o segundo semestre de 2006.

O Ministério Público do Trabalho, a Delegacia Regional do Trabalho e a Justiça do Trabalho estão trabalhando conjuntamente na tutela dos direitos dos trabalhadores dispensados, com o propósito de evitar que a empresa frustre o pagamento das verbas rescisórias devidas aos obreiros.

Imprimir