PTM de Boa Vista faz solenidade de premiação dos vencedores do Prêmio MPT na Escola 2021

O Ministério Público do Trabalho em Boa Vista premiou os vencedores do Prêmio MPT na Escola 2021 – Etapa Regional, na última sexta-feira (10) , no Teatro Municipal de Boa Vista. Os trabalhos escolares foram divididos nas categorias Conto, Poesia, Música e Desenho, classificando os três melhores em cada uma delas. Os alunos de 4º e 5º ano do ensino fundamental puderam produzir trabalhos sobre o combate ao trabalho infantil.


O projeto alcançou 7.166 alunos distribuídos em 173 turmas na capital. Dos 84 trabalhos inscritos, 12 foram classificados e premiados na etapa estadual.
O Prêmio MPT na Escola é uma iniciativa do Projeto Resgate a Infância – Eixo Educação, que faz parte da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Coordinfância) do MPT.  Tem como pricipal objetivo  fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção ao trabalho infantil, além de reconhecer e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos, bem como a dedicação dos professores envolvidos nas ações de prevenção à violação dos direitos de crianças e adolescentes das escolas públicas em todo território nacional.

Em mensagem exibida na solenidade, a procuradora do Trabalho, Safira Nila de Araújo Campos, coordenadora regional da coordinfância em Boa VIsta, falou diretamente ao alunos. "Vocês podem ser o que vocês quiserem e nós, do Ministério Público do Trabalho, estamos aqui para garantir que essa chaga possa ser erradicada da nossa sociedade. O trabalho infantil não pode mais roubar a infância, roubar vidas". Aproveitou também a ocasião para agradecer o empenho e a dedicação das equipes da PTM de Boa Vista e da Prefeitura  para o sucesso do Prêmio.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Consuelo Sales, presente na solenidade, destacou que era um momento de muita festa. "Os trabalhos foram realizados com muito carinho, compromisso e dedicação por todos da escola e, especialmente, por todas as crianças e professores", disse.

Alunos vencedores de cada categoria:

Conto
    1- Ana Clara Lúcio do Nascimento – Escola Municipal Professora Maria Gertrudes Mota de Lima
    2- Glaudiannys de Jesus Cova Melo Castilho – Escola Municipal Maria Teresa Maciel da Silveira
    3- Soraines Alejandra Gonzales Andrade – Escola Municipal Nova Canaã


Desenho
1- Anthony Noé Oliveira Bezerra - Escola Municipal Aquilino da Mota Duarte
2- João Vinicius Sobral Liberato - Escola Municipal Martinha Thury Vieira
3- Anyelith Gabriela Gama Parazuelo - Escola Municipal Hilda Franco de Sosza


Poesia
    1- Maria Gabrielly Alves- Escola Municipal Professora Maria Gertrude Mota Lima
    2- Kamilly Vitória Loureiro Gomes – Escola Municipal Luiz Canará
    3- Ludson Gabriel de Almeidas Teles – Escola Municipal Nova Canaã


Música
    1- Ana Victória de Souza e Anna Bianca Rufino Sousa- Escola Municipal Aquilino da Mota Duarte
    2- Luiz Antonio Reis Ferreira – Escola Municipal Bauduino Wottrich
    3- Nathanael Lima Ferreira – Escola Municipal Martinha Thury Vieira


Premiação
    1º Lugar de cada categoria - celular;
    2º Lugar de cada categoria - voucher de R$ 300,00 para compra de brinquedos em uma loja específica;
    3º Lugar de cada categoria - mochila com material escolar.

Os professores dos alunos ganhadores nas primeiras colocações de cada categoria receberam o valor de R$ 550,00. As escolas dos alunos ganhadores nas primeiras colocações de cada categoria receberam um troféu.

 

Fotos: Andreza Mariot/SEMUC/PMBV

Imprimir