MPT realiza audiência com professores e diretores da ESBAM

Foi realizada na manhã desta sexta-feira, 19, na sede do Ministério Público do Trabalho no Amazonas (MPT 11ª Região) duas audiências, uma com representantes da Escola Superior Batista do Amazonas (ESBAM) e outra com um grupo de professores que reivindica o pagamento de débitos trabalhistas da instituição.

De acordo com os professores, a ESBAM ainda não efetuou o pagamento do salário referente ao mês de novembro e que, até o momento, não houve o repasse de nenhuma parcela do 13º salário. Ainda, segundo os docentes, não há recolhimento dos depósitos do FGTS e  os descontos do INSS não estão sendo repassados à União.

Durante a audiência, a instituição de ensino reconheceu a dívida requerida pelos professores e informou que tem um dinheiro bloqueado referente ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e está pleiteando perante à Justiça Federal, a liberação da verba  para a quitação dos débitos trabalhistas.

Na ocasião, a instituição também apresentou documentos que, segundo ela comprovam a dificuldade financeira enfrentada. De acordo com a ESBAM, caso não haja o repasse dos valores do Fies, a previsão de quitação das remunerações em atraso ocorrerá em janeiro, conforme à realização das matrículas dos alunos.

A empresa se comprometeu em informar todos os valores pendentes com a categoria ao MPT.

Imprimir