Procuradora do Trabalho participa da abertura de exposição sobre o Trabalho Infantil

Na última sexta-feira, 30, a procuradora do Ministério Público do Trabalho da 11ª Região, Alzira Melo Costa, participou da abertura da exposição itinerante “Um Mundo sem Trabalho Infantil”, que ocorreu no hall do Fórum Trabalhista de Manaus. A abertura da mostra foi feita pelo presidente em exercício do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região, desembargador Lairto José Veloso.

O objetivo da mostra, com 14 painéis, é sensibilizar o público para a questão do trabalho infantil, enfatizando a importância de combatê-lo, de forma a garantir os direitos das crianças e adolescentes, bem como educação de qualidade e um futuro melhor.

A procuradora do Trabalho Alzira Melo Costa, coordenadora regional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), em discurso, destacou que o trabalho dignifica o homem – o adulto, mas para a criança e o adolescente é justamente o contrário. “Afirmo aqui, o trabalho furta dessas crianças e adolescentes a dignidade, priva-os de terem o seu desenvolviemnto psicológico, moral e educacional adequado e consequente sem muitas pespesctivas positivas para um futuro profissional”, salientou a procuradora.

O evento contou também com a presença do desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva que é coordenador regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil, no âmbito do 2º grau; do juiz Alexandro Silva Alves, coordenador regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil, no âmbito do 1º grau; da gerente do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), Iracilda Correia do Nascimento; além de magistrados e servidores do TRT11.

A solenidade contou com a apresentação do grupo de percussão Curumim na Lata, um projeto do Centro de Artes Aníbal Bessa, que atende crianças e adolescentes de 08 a 16 anos rede pública municipal de ensino, buscando a inclusão social dos atendidos por meio da música e da consciência ambiental.

“O nome curumim na lata sugere não só educação musical, mas a educação ambiental porque eles vão buscar materiais descartados nos lioxos das casas dos bairros onde eles moram, para transformar em ionstrumentos musicais, adaptando esses materiais e fazendo o som desse material se assemelhar a um instrumento de percussão convencional”, explica Jorge Farath, diretor do projeto que já tem 13 anos de existência.

Um dos componentes do grupo, é Adailson Cunha da Silva, de 17 anos. Entrou no curumim na lata aos 11 anos, e de lá para cá teve a vida transformada pela música. “Quando eu entrei no projeto eu tocava apenas por tocar, com o passar do tempo eu passei a enxergar a música como uma profissão, pretendo me formar em música”, ressaltou.
A mostra também será apresentada no Sumaúma Park Shopping, piso Japiim - 1º andar, Espaço Cultural, no período de 3 a 18 de outubro; e no Manauara Shopping, piso G6, no período de 19 a 31 de outubro.

Números

Conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) do IBGE, em 2014, cerca de 3,3 milhões de crianças e adolescentes trabalham no Brasil, meio milhão têm menos de 13 anos, e a maioria (62%) trabalha no campo, com agricultura. Já as estimativas mundiais indicam que 168 milhões de crianças são trabalhadoras, o que representa 11% da população de crianças. Pesquisas apontam que quanto mais cedo uma criança começa a trabalhar, maior a probabilidade de sua renda ser mais baixa na idade adulta.

Exposição itinerante “Um Mundo sem Trabalho Infantil”.

Fórum Trabalhista de Manaus
Período: Outubro/2016
Horário: 7h30 às 14h30
Local: Hall do Fórum Trabalhista de Manaus
End: Rua Ferreira Pena, 546. Centro.

Sumaúma Park Shopping
Período: 3 a 18 de outubro
Local: piso Japiim - 1º andar. Espaço Cultural.
End: Av. Noel Nutels, 1762 - Cidade Nova

Manauara Shopping
Período: 19 a 31 de outubro
Local: piso G6 - próximo à PB Kids
End: Av. Mário Ypiranga, 1300 - Adrianópolis

Imprimir