MPT no Amazonas inaugura nova sede

Emoção, reconhecimento aos que foram essenciais para implementação das novas instalações e expectativas de um melhor ambiente de trabalho e otimização dos serviços oferecidos a população. Pontos que marcaram a solenidade de inauguração da nova sede do Ministério Público do Trabalho da 11ª Região, realizada na última sexta-feira, 3, às 17h, na Avenida Mário Ypiranga Monteiro, nº 2479, bairro Flores, a nova localização do órgão ministerial.


A cerimônia teve início com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Amazonas, de Roraima, do Mercosul e do MPT, respectivamente, pelo Procurador-Geral do Trabalho, Luís Antônio Camargo de Melo, pelo vice-Governador do Estado do Amazonas, José Melo, pelo procurador do Trabalho Coordenador da Procuradoria do Trabalho no Município de Boa Vista, César Henrique Kluge, pelo Conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público, Alessandro Tramujas Assad e pelo procurador-chefe do MPT da 11ª Região, Jeibson dos Santos Justiniano.


Em seguida, o Procurador-Geral do Trabalho e o procurador chefe da Regional, juntamente com o vice-Governador, a procuradora do Trabalho, Fabíola Bessa Salmito e a Secretária de orçamento do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão, Célia Correia, desfizeram o laço que inaugurou a nova sede. Já a placa inaugural foi descerrada, também, pelo Procurador-Geral do Trabalho, pelo procurador chefe do MPT 11.ª Região, pela procuradora chefe substituta Alzira Melo Costa, pelo Coordenador da PTM de Boa Vista César Henrique Kluge, e pelo presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho, Carlos Eduardo de Azevedo Lima. Logo após, a solenidade continuou no auditório onde aconteceram os discursos.


O procurador-chefe do MPT da 11ª Região, Jeibson dos Santos Justiniano relembrou o início  do Ministério Público no Amazonas e em Roraima, na década de 80, e a evolução do órgão tanto em relação ao aumento de pessoal, quanto ao avanço e incremento das atribuições institucionais, citando todos aqueles que considerou parte importante para a idealização e construção da nova sede. O procurador-chefe disse, ainda, que a sede própria é a concretização de um sonho, adequado às necessidades do órgão e colocada a dispor e a serviço da sociedade.


A cerimônia foi tomada de emoção quando o amazonense e Ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Ursulino Santos Filho foi homenageado. Natural de Tefé, no interior do Amazonas, Ursulino Santos Filho dá nome ao auditório do órgão ministerial. Ao agradecer a homenagem, em nome de toda a família, a subprocuradora do Trabalho, Ivana Auxiliadora Mendonça Santos, filha do homenageado, com notável emoção ao longo de toda a fala, expressou reconhecimento àquele que trilhou uma importante carreira na justiça trabalhista, citando frases proferidas pelo próprio pai.


O presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Carlos Eduardo de Azevedo Lima, disse estar orgulhoso em prestigiar a inauguração da nova sede do MPT da 11.ª Região, dada a importante frente de atuação do órgão para a promoção e defesa dos direitos sociais nas duas unidades federativas que abrange, os Estados de Amazonas e Roraima. Carlos Eduardo falou também sobre o quão adequado e funcional considera o novo espaço da Instituição para a prestação de um bom serviço à sociedade.


Para o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região, David Alves de Mello Júnior, a inauguração foi um momento histórico na cidade de Manaus, por ter acompanhado parte da trajetória do MPT. Ele parabenizou os anfitriões pelas novas instalações e comentou que é justa e significativa a homenagem prestada ao Ministro Ursulino Santos Filho, tendo em vista a dificuldade de pessoas da região norte serem reconhecidas fora de sua província.


O vice-governador do Amazonas, José Melo, agradeceu à todos aqueles que contribuíram, ao longo de muitos anos, de forma incansável, competente e dedicada para a realização da obra da nova sede.


Encerrando a cerimônia, o Procurador-Geral do Trabalho, Luis Antônio Camargo de Melo, afirmou que dificilmente participará de qualquer outra solenidade tão carregada de emoção quanto a de inauguração da sede do MPT no Amazonas. Ele falou sobre o enfrentamento das principais mazelas que afligem o trabalhador brasileiro e sobre as atribuições do MPT em defender o ordenamento jurídico, o regime democrático e os direitos sociais. Expressou, ainda, preocupação com questões como os acidentes de trabalho, terceirização de mão-de-obra, estrutura sindical, jornadas exaustivas de trabalho e as normas para os empregadores domésticos. Comentou, também, sobre os 70 anos da Consolidação da Leis de Trabalho (CLT) e dos 25 anos da Constituição da República. “Esta nova sede não significa somente um prédio novo, bonito e confortável. Significa o avanço do MPT para prestar um serviço cada vez melhor para a sociedade de Amazonas e Roraima”, concluiu o Procurador-Geral do Trabalho.


Após a solenidade, os convidados puderam visitar as instalações e apreciar coquetel patrocinado pela ANPT e pela ASEMPT.

 

Imprimir