MPT participa de abertura da II Jornada Institucional dos Magistrados do TRT11

A abertura da II Jornada Institucional dos Magistrados do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região aconteceu na manhã desta segunda-feira (6), no auditório do Fórum Trabalhista, e teve como destaques o lançamento do hino da Escola Judicial da 11ª Região, composto pelo presidente do TRT da 8ª Região (Pará e Amapá), desembargador Vicente Malheiros; e também a palestra de abertura do titular da 3ª Vara do Trabalho de Jundiaí, juiz Jorge Luiz Souto Maior.

Compuseram a mesa de abertura do evento o presidente do TRT11, desembargador David Alves de Mello Júnior; a Diretora da EJUD11, desembargadora Francisca Rita Albuquerque, a procuradora chefe do Ministério Público do Trabalho da 11ª Região, Alzira Melo Costa, o presidente da Anamatra, juiz Adauri Matos Lopes; a Diretora do Fórum Trabalhista de Manaus, a juíza Eulaide Maria Vilela Lins, e o titular da 3ª Vara do Trabalho de Jundiaí, juiz Jorge Luiz Souto Maior.

Em discurso, a desembargadora Francisca Rita ressaltou a importância da II Jomatra enquanto espaço de aprimoramento e aperfeiçoamento das atividades jurisdicionais. "O evento se reveste de grande significado. Juntos, nesta ação formativa, aprenderemos, refletiremos, e debateremos temas do nosso cotidiano. Desse adequado e continuo aprimorado dependerá o salto qualitativo na prestação jurisdicional da justiça do trabalho nesta região", destacou.

Durante a abertura do evento foi realizado o lançamento do hino da Escola Judicial do TRT da 11ª Região, executado pela banda da Polícia Militar. A autoria do hino é do desembargador Vicente Malheiros, que também é músico, pianista, escritor e poeta. O magistrado é autor de mais de 70 hinos de instituições jurídicas e educacionais, e o seu catálogo de obras musicais já registra mais de 1.000 composições de diversos gêneros. "é uma grande alegria e uma grande emoção ouvir pela primeira vez a execução do hino da Ejud11, que compus a pedido de uma grande amiga, a desembargadora Francisca Rita. Ela conhece a minha tendência para a música, que é uma arte que me acompanha desde a infância", disse.

Também prestigiaram o evento a procuradora chefe substituta do MPT 11ª Região, Fabíola Bessa Salmito Lima, e o procurador do Trabalho Jorsinei Dourado do Nascimento.

Palestra "Movimentos Sociais e os Direitos"

A palestra de abertura da II Jomatra foi realizada pelo titular da 3ª Vara do Trabalho de Jundiaí, o juiz Jorge Luiz Souto Maior, que falou sobre "Movimentos Sociais e os Direitos". O debate do tema teve como mediador o juiz substituto do TRT11, Izan Alves Miranda Filho.

O ponto central da palestra foi o debate dos direitos dos trabalhadores como fruto de movimentos sociais. "O objetivo é apresentar o movimento histórico da luta dos trabalhadores por melhores condições de vida e melhores condições de trabalho. Os movimentos sociais construíram os direitos, por isso, é importante ter esse resgate histórico,  essa reconsideração histórica para que a Justiça do Trabalho possa atuar presentemente nesta perspectiva", ressaltou Jorge Luiz Souto.

 

*Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região.

Imprimir