MPT participa de evento sobre acidentes e doenças de trabalho

A data relembra os trabalhadores que já foram vítimas da insegurança no meio ambiente de trabalho

No Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças de Trabalho, o Ministério Público do Trabalho no Amazonas (MPT 11ª Região), por meio do procurador do Trabalho Jorsinei Dourado do Nascimento, participou nesta terça-feira, 28, do seminário sobre acidentes e doenças de trabalho, realizado no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-AM), localizado na avenida General Rodrigo Otávio, 2394, bairro Distrito Industrial, zona Sul de Manaus.

O evento, promovido pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-AM), em parceria com o MPT, a Justiça do Trabalho e o Ministério da Previdência Social, tem o objetivo de alertar a sociedade, os trabalhadores, empregadores, estudantes e gestores de segurança do trabalho sobre a importância de um meio ambiente de trabalho seguro.

Na ocasião, os palestrantes explanaram sobre as estatísticas e os principais problemas identificados no âmbito da construção civil e da indústria, que são os ambientes onde existem maior concentração de acidentes e risco à vida dos trabalhadores.

De acordo com o procurador do Trabalho, Jorsinei Dourado, as condições precárias e a insegurança no ambiente de trabalho são os temas mais pertinentes na atuação do MPT. “Quando se trata de meio ambiente de trabalho não há dúvidas que o Ministério Público do Trabalho tem uma atuação obrigatória, já que é uma questão de direito coletivo. Além disso, atualmente, esse é o tema em que o órgão tem o maior número de denúncias”, revelou.

A necessidade de prevenção dos acidentes de trabalho foi o foco principal dos debates. O MPT vem desempenhando papel significativo na redução das estatísticas e no resguardo à saúde e segurança dos trabalhadores. “O Ministério Público do Trabalho já tem alguns projetos nacionais que são replicados no âmbito regional. Um exemplo é o relacionado à construção civil de grande porte, que teve destaque com a atuação do órgão durante as obras da Copa do Mundo de 2014”, explanou Dourado. 

Além do procurador do Trabalho, participaram do evento, Sandro Nehmias Melo, representante da Justiça do Trabalho, Evandro Carlos Miola do INSS – Perito médico previdenciário / seção de saúde do trabalhadores e Luiz Ambiere de Freitas Segundo, auditor fiscal do MTE.

28 de abril

A data foi escolhida para homenagear as vitimas de acidente de trabalho, em razão de uma explosão em uma mina de carvão em Farmington, nos Estados Unidos. O acidente matou 78 trabalhadores e ocorreu no dia 28 de abril de 1969, data escolhida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) para lembrar as vitimas e conscientizar a sociedade.

Imprimir