MPT participa da 100ª conferência Internacional do Trabalho

O procurador geral do Trabalho, Otavio Brito Lopes, junto com a subprocuradora geral do Trabalho Evany Selva e a procuradora do Trabalho, Ludmila Reis, participam da 100ª Conferência Internacional do Trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT) durante os dias 1° a 17 de junho. Pela primeira vez na conferência, o MPT terá um espaço destinado para apresentar as ações da instituição para diversos países do mundo.

A conferência desse ano tem como temas prioritários o trabalho doméstico, trabalho decente, inspeção do trabalho, igualdade no mercado de trabalho e proteção social. Durante a discussão do trabalho doméstico serão discutidas a adoção de instrumentos tais quais uma convenção e uma recomendação. Apesar da expectativa positiva, ainda não é certeza que a convenção seja aprovada pela estrutura tripartite, onde governo, representante de trabalhadores e de empregadores, que tem o mesmo peso de voto.

Otavio Brito Lopes considera o trabalho doméstico tema relevante para a discussão não só na conferência, mas também no Brasil. Para ele, ter esse assunto discutido em um evento internacional mostra que as pessoas estão mais preocupadas com esse profissional. "É importante acabar com a discriminação que existe em relação ao trabalho doméstico e é preciso também combater ao trabalho doméstico infantil, que no Brasil ainda é uma realidade", sentencia ele.

Pela primeira vez, o MPT terá um espaço durante a conferência, no dia 13 de junho, para mostrar para outros países a experiência da Instituição como propulsora da cidadania e dos direitos da sociedade. O Ministério Público do Trabalho é o único ministério público social do mundo.

Confira todas as informações sobre a conferência no link abaixo.

Imprimir