MPT11 participa da posse da nova corte dirigente do TRT-11, para biênio 2016/2018

A sessão solene de posse dos novos dirigentes do TRT11, eleitos para o biênio 2016/2018, aconteceu nesta quinta-feira (15/12/16), às 10h, no Fórum Trabalhista Ministro Mozart Victor Russomano, Manaus.

O evento foi prestigiado por magistrados, desembargadores, membros do ministério público do trabalho, autoridades militares, advogados, servidores, familiares e amigos dos empossados. Pelo MPT11 estavam presentes a procuradora-chefe, Fabíola Bessa Salmito Lima e os procuradores do trabalho, Alzira Melo Costa, Rodrigo Assis Mesquita e Jorsinei Dourado do Nascimento.

Após ser empossada como presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª. Região, a Desembargadora Eleonora Saunier Gonçalves, como primeiro ato no cargo, empossou os demais membros dirigentes: desembargadores Jorge Álvaro Marques Guedes, como Vice-Presidente; e Audaliphal Hildebrando da Silva, como Corregedor.

O discurso de boas-vindas à presidente foi proferido pelo desembargador David Alves de Melo Júnior, que em tom poético relembrou os tempos de faculdade, quando ambos eram da mesma turma. Destacou ainda a exitosa trajetória profissional de Eleonora Saunier e desejou a todos os membros dirigentes sucesso na nova jornada.

Em seguida o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil-OAB/AM, Dr. Marco Aurélio de Lima Choy, saudou a presidente, destacando o sentimento de confiança dos advogados pela gestão dos novos dirigentes.

Procuradora do MPT 11ª Região felicitou a nova corte

Dando prosseguimento aos discursos, a Procuradora-Chefe do Ministério Público do Trabalho no Amazonas e em Roraima, Fabíola Bessa Salmito Lima, parabenizou a administração pretérita, da desembargadora Maria das Graças Alecrim Marinho, pelo trabalho realizado durante o biênio 2014/2016. Realçou a implantação de serviços de tecnologia para atender o jurisdicionado, em especial a criação da Pauta Digital, assim como o destaque no TRT no Relatório Justiça em Número 2016, do Conselho Nacional de Justiça, obtendo 100% de eficiência de acordo com o índice de produtividade comparada, sendo agraciado, pelo terceiro ano consecutivo com o Selo de Ouro Justiça em Números do CNJ.

Dirigindo-se à nova presidente e demais membros, Fabíola Salmito enfatizou a certeza de que a atual administração trabalhará de forma firme, eficiente, paciente e perseverante para que os jurisdicionados tenham seus pleitos atendidos e a justiça do trabalho seja efetivamente pacificadora e harmonizadora das relações laborais.

Fabíola disse ainda que “nessa trajetória, embates poderão ser travados, mas nunca nos esqueçamos que sempre estamos lutando em prol de um bem maior, a dignidade do trabalhador e o próprio valor social do trabalho”. Desejou aos novos dirigentes as graças de Deus, concedendo-lhes fortaleza e humildade para dirigir o Tribunal Regional do Trabalho da 11ª. Região.

Também dirigiu palavras à presidente o juiz Sandro Nahmias Melo, presidente da Associação dos Magistrados do Amazonas-AMATRA XI, desejando sucesso, e lembrando que o tempo, por si só, é um elemento sobre o qual não se tem controle, mas que o comportamento diante do tempo presente ditará o futuro. Salientou ainda que “Deus nos comanda a ter fé, bom ânimo e sermos firme para impedir o retrocesso do sistema judiciário”.

A nova presidente

Em seu primeiro discurso como presidente, a desembargadora Eleonora Saunier Gonçalves elogiou as realizações da gestão da ex-presidente Maria das Graças Alecrim Marinho, dizendo que “as rosas têm espinhos, mas quando cultivadas e regadas, seu perfume e beleza atraem a admiração até dos menos apaixonados. Seguramente a senhora e sua equipe, composta de juízes auxiliares e servidores, são responsáveis por revelar a verdadeira face do nosso Regional às instituições e à sociedade”.

Sobre sua administração, a presidente revelou que contará com o plano de gestão da presidência biênio 2016/2018, representada como espinha dorsal inicial, projeto idealizado e que está sendo traçado a partir de estudos realizados com os diversos setores da administração. O referido plano de gestão terá como bússola as diretrizes que compõem o planejamento estratégico do TRT11a. Região, 2015/2020, traçado e elaborado a partir das ações e desafios, pontuados pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho e Conselho Nacional de Justiça.

Enfatizou que contará com a colaboração dos magistrados, servidores e todos os órgãos da administração para avaliação e acompanhamento, celebrando assim, o verdadeiro diálogo institucional, pautado na participação, transparência, pluralismo, princípio da democracia e eficiência, mas, principalmente, da legalidade.

Concluiu dizendo que estava feliz pela continuidade de administrar a Justiça do Trabalho, juntamente com os novos dirigentes, desembargadores Jorge Alvaro Marques Guedes (vice-presidente) e Audaliphal Hildebrando da Silva (corregedor), aos quais se referiu como “dois competentes magistrados, serenos e firmes em suas decisões”.

Imprimir