MPT e parceiros alavancam o “Abril Verde” no Amazonas

No Brasil são registrados, em média, 700 mil acidentes de trabalho ao ano, segundo dados da Previdência Social. Para chamar a atenção da sociedade sobre a importância da prevenção, o Ministério Público do Trabalho (MPT) aderiu à campanha Abril Verde, dedicada à memória das vítimas de acidentes de trabalho. A Lei nº 11.121/2005 formalizou o dia 28 de abril como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

O MPT no Amazonas (MPT/PRT11a Região) convidou outras instituições para formar parcerias e fortalecer o movimento no Estado, compromisso que foi aceito por 12 parceiros em uma reunião de trabalho realizada no último dia 07 de abril, na sede da PRT11.

Confira as diversas atividades de conscientização programadas pelo MPT e parceiros:

Ato Público – O MPT no Amazonas realizará no dia 24 de abril o Ato Público: Abril Verde, às 9h, na sede da Procuradoria Regional do Trabalho, na av. Mário Ypiranga Monteiro, 2479, Flores. O evento tem como finalidade chamar a atenção da sociedade para a criação de uma cultura de prevenção de acidentes e doenças do trabalho.

Minuto de Silêncio – Os jogos realizados em 26 de abril, pela rodada da Copa do Brasil, terão um minuto de silêncio em memória às vítimas de acidentes de trabalho. A ação é uma parceria do MPT com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

MPT em Quadrinhos – O MPT lançará um kit com nove edições da revista MPT em Quadrinhos, que abordam temas relativos à saúde e à segurança dos trabalhadores. Os números das publicações, elaboradas pelo MPT no Espírito Santo, serão distribuídos para todo o país. Os temas abordados envolvem construção civil, equipamentos de proteção individual, doenças ocupacionais, acidentes de trajeto, entre outros.

Exposição – A exposição “Trabalhadores” reúne 25 imagens que mostram as condições de trabalho em segmentos com grande incidência de irregularidades relativas à saúde e à segurança do trabalhador. São fotografias sobre a colheita de cana-de-açúcar, o setor frigorífico, a construção civil, o uso de amianto, a realidade dos vaqueiros nordestinos e o trabalho na indústria do gesso. As obras, de autoria de Geyson Magno, André Esquivel e Walter Firmo, foram extraídas dos livros “Trabalho” e “O Verso dos Trabalhadores”, publicados pelo MPT. A mostra está em exibição no Congresso Nacional e em todas as Procuradorias do Estados. A partir desta 4ª feira, 19, a PRT11 começa a expor as fotografias.

 PARCEIROS

TRT11

O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região AM/RR (TRT11) está participando do movimento Abril Verde chamando a atenção da sociedade para o tema. Para isto iluminou seus dois prédios da capital em tons de verde: o Prédio-Sede, localizado na Praça 14; e o Fórum Trabalhista, no Centro. Também em alusão à campanha, o site do TRT11 está nos tons da campanha.

SEMA/IPAAM/VEMAQA

No período de 25 a 28 de abril a exposição fotográfica “Trabalhadores”, do MPT, estará no Espaço da Cidadania Ambiental- ECAM, localizado no piso G3 do Manauara Shopping, com apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMA), Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (IPAAM) e Vara Especializada do Meio Ambiente e Questões Agrárias (VEMAQA). Aberta ao público.

No mesmo período estará sendo realizada a Oficina de Reeducação Ambiental, promovida pelo IBAMA e VEMAQA com participação do IPAAM/SEMMAS e outras instituições, destinada a infratores ambientais.

Ministério do Trabalho/SRT/AM

O Ministério do Trabalho, representado no Estado do Amazonas pela Superintendência Regional do Trabalho-SRT/AM, realizará a CANPAT 2017, Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, que faz parte da divulgação do “Abril Verde”.

A solenidade de abertura da Campanha acontecerá no dia 28 de abril, Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho, às 8h30, no auditório da Assembleia Legislativa do Amazonas, na av. Mário Ypiranga, 3950, Parque Dez de Novembro.

Imprimir