• Procuradorias
  • PRT Manaus
  • MPT e MPAM apoiam a instalação da DEPCA na Morada do Sol para ampliação do atendimento às crianças vítimas de violência

MPT e MPAM apoiam a instalação da DEPCA na Morada do Sol para ampliação do atendimento às crianças vítimas de violência

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) participaram, na manhã desta sexta-feira(24), da reunião que mobilizou entidades e órgãos participantes da Rede de Proteção a Crianças e Adolescentes com o objetivo de confirmar a ampliação e melhoria no combate a crimes de violência contra a população infanto-juvenil que resultará da instalação da delegacia especializada neste atendimento em um novo prédio, no conjunto Morada do Sol, Aleixo, zona centro-sul de Manaus. A Delegacia Especializada em Proteção à Criança e Adolescente (DEPCA), da Polícia Civil, funcionará no local, juntamente, com a 16ª Companhia Interativa Comunitária da Polícia Militar, que é responsável por patrulhar a região. Atualmente, a DEPCA funciona na rua Adelaide Carraro, bairro Planalto, zona Centro-Oeste de Manaus.

"Sem dúvida, no local onde funciona atualmente (a DEPCA), não há mais condições de se atender de forma eficiente e humanizada as crianças vitimadas, sendo que este novo prédio, indicado pela Secretaria de Segurança, conta com uma estrutura física ideal pra este atendimento. É uma luta antiga de toda a rede da proteção de fazer essa mudança acontecer em defesa dos interesses das crianças e adolescentes", avalia a Promotora de Justiça Romina Carvalho, Coordenadora de ApoioOperacional das Promotorias da Infância e Juventude.

Para o conselheiro tutelar da zona Centro-Sul, Marcelo Rodrigues, a mudança vai ser benéfica também para a população que mora nas redondezas. "A DEPCA, indo pra comunidade, vamos ter uma delegacia atuando durante 24 horas. Certamente, a comunidade vai ganhar com essa delegacia lá dentro (do conjunto Morada do Sol)", disse o conselheiro Tutelar Marcelo Rodrigues.


Reunião com o Comando da PM


Também pela manhã, integrantes da Rede se reuniram para debater o tema, na sede do Comando-Geral da Polícia Militar, no Petrópolis, zona sul. A reunião contou com a presença do subcomandante-geral da PM, coronel Sílvio Mouzinho, a titular da DEPCA, delegada Joyce Coelho, e a procuradora do Trabalho do Ministério Público do Trabalho, Alzira Melo Costa.

A instalação da DEPCA em um novo prédio é uma determinação do governador Wilson Lima para promover avanços no trabalho de proteção às crianças e adolescentes vítimas de crimes como estupro, exploração sexual, pedofilia e outras violações. Segundo a titular da DEPCA, delegada Joyce Coelho, a medida significará mais conforto e segurança para atender às vítimas, que muitas vezes, sequer conseguem depor em virtude dos traumas gerados com os crimes.

"É um avanço muito grande na proteção da criança. Esse novo espaço também vai propiciar que a gente estruture na questão do material humano, para atender nossas vítimas com maior qualidade. Então estamos muito felizes, não só a delegacia especializada, como a rede de proteção da criança e adolescente, por esse anúncio", enfatiza a titular da DEPCA.

Para a procuradora Alzira Costa, essa mudança de endereço vai beneficiar as crianças e adolescentes, assegurando, ainda, o policiamento naquela região da cidade. "As crianças e adolescente terão seu direito mantido e os moradores também terão o seu direito resguardado, uma vez que a Polícia Militar manterá sua base no local".

O subcomandante da PM ressaltou que o policiamento na região é feito regularmente e, com a inauguração do prédio pelo governo estadual, deverá ser aperfeiçoado, aumentando a proximidade com os moradores da área.

Com a mudança de endereço, a DEPCA vai oferecer um ambiente adequado às necessidades do público infantojuvenil. As novas instalações irão abrigar uma brinquedoteca, auditório e registro de ocorrência privativo, além dos serviços já esperados de uma unidade policial, como cartório, setor de identificação, conforto, depósito de material apreendido e salas dos delegados.

Fonte: ASCOM/MPAM (Com informações das Assessorias da SSP e MPT)

Fotos: Iraílton Gomes - ASCOM/MPAM

Imprimir