• Procuradorias
  • PRT Manaus
  • Com atuação do MPT, entidade recebe barco onde funcionará o “Barco Hospital São João XXIII” para atender ribeirinhos do Amazonas

Com atuação do MPT, entidade recebe barco onde funcionará o “Barco Hospital São João XXIII” para atender ribeirinhos do Amazonas

O barco de 4 pisos prestará serviços de saúde preventivo, laboratoriais, ambulatoriais e até cirúrgicos, além de serviços odontológicos, entre outros, todos voltados exclusivamente à população carente das comunidades ribeirinhas do Estado.

A solenidade de transmissão da incorporação da embarcação ao patrimônio da entidade Fraternidade São Francisco de Assis da Providência de Deus aconteceu nesta quinta-feira (1º) na sede da PRT11, seguida de bênção à embarcação no porto de São Raimundo, em Manaus.

A previsão de início de operacionalização do Barco Hospital é de 6 meses, após receber estrutura e equipamentos, nos moldes semelhantes aos dois outros Barcos Hospitais da Fraternidade que operam no Estado do Pará (Papa Francisco e São João Paulo II).

Estiveram presentes nos eventos o procurador-Chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 11ª Região, Jorsinei Dourado do Nascimento, o presidente da Fraternidade São Francisco de Assis da Providência de Deus, Frei Francisco Belotti, o arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steine, o bispo de Óbidos, Dom Bernardo Johannes Bahlmann, o bispo auxiliar de Manaus, Dom Edmilson Tadeu Canavarros dos Santos, e os frades da Associação Lar de São Francisco da Providência de Deus, que administram os barcos hospitais Papa Francisco e São João Paulo II.

Expectativas

Ao presidir a solenidade na sede do MPT no Amazonas, o procurador-Chefe, Jorsinei Dourado, destacou o ineditismo do projeto no Estado, em uma parceria MPT e a instituição Fraternidade, e a importância de levar a política de saúde pública para as comunidades ribeirinhas, contando com a experiência da entidade no Estado do Pará. “É um projeto que vai ter sucesso e vai trazer grande retorno social para a comunidade, que vai ter um serviço de saúde que hoje ela não tem, nem pelo poder público”, disse. Na ocasião agradeceu aos procuradores do Trabalho Ronaldo Lira, Marcos Cutrim e Adriana Cutrim que também participam da realização do projeto.

Para o arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steine, o projeto do Barco Hospital São João XXIII traz muita alegria a todos. “Porque os nossos irmãos e irmãs que vivem nos nossos rios e igarapés não tem aquela assistência de saúde necessária. Nós, como igreja, desejamos estar mais próximos dessas pessoas e com esse projeto haverá também um elemento evangelizador. A própria misericórdia evangeliza, o cuidar dos doentes e dos pobres evangeliza, que esse projeto seja muito abençoado, assim como João XXIII teve um cuidado tão grande com os pobres”, ressaltou.

MPT e os barcos Hospitais

Em sua fala, o presidente da Fraternidade São Francisco de Assis da Providência de Deus, Frei Francisco Belotti, relembrou a atuação do MPT de Santarém na concretização do Barco Hospital São João Paulo II e agora a participação do MPT do Amazonas na construção do Barco Hospital João XXIII. Exaltou também o pensamento do Papa Francisco de que o abraço deve ser dado de pé e discernir a quem vamos dar o abraço e que precisamos abrir os braços e as mãos. “E eu digo a todos, como vamos agradecer a Deus por tudo aquilo que ele tem feito a todos nós? É muito pouco eu dizer ao senhor, Dr Jorsinei, e a todos, muito obrigado, queremos dizer muito obrigado prestando serviço, é ali que vamos mostrar a nossa dedicação, por isso queremos dizer como Jesus Cristo nos orienta, queremos estar de pé para abraçar o povo ribeirinho, o povo amazônico, queremos estar de braços e mãos abertos e escolher este povo para servir como Jesus, essa é a nossa missão”, realçou.

Especificações e funcionalidade do Barco Hospital São João XXIII

Com recursos na ordem de R$ 9,2 mil, provenientes nos autos de processos na 12ª Vara do Trabalho de Manaus e Parintins (AM), o empreendimento terá a seguinte especificação: Recepção para 60 pessoas; W.C. P.D.C Feminino; W.C. P.D.C Masculino; Farmácia; Consultório de Oftalmologia; Ultrassom / Eco; Consultório de Odontologia coletivo; cadeiras; Consultório de Odontologia privado; Raio-x Digital; Mamografia Digital; Laboratório; Consultórios; Sala de coleta; Depósito de água/ estoque geral; Enfermaria 6 leitos; Recuperação Pós Anestésico (RPA) 3 Leitos; Lavanderia; Sala cirúrgica; Sala de pequenos procedimentos; Central de Material esterilizado (CME); Estação de tratamento de água e esgoto; Camarotes para 60 pessoas; W.C Social; Sala para administração; Data center; Almoxarifado limpeza; Cozinha; Despensa; Refeitório; Área de convivência.

Toda a sustentabilidade para o custeio de sua operacionalização será feita mediante o apoio do Sistema Único de Saúde, de entidades públicas, civis e religiosas que colaboram com as atividades da entidade, a exemplo do Ministério Público do Trabalho, além de outras doações que são ordinariamente feitas em favor da entidade, por meio de instituições brasileiras e estrangeiras.

Imprimir