Coordinfância divulga o resultado da etapa nacional do Prêmio MPT na Escola 2022

Estudante de Manaus, Tassiara Kamilly da Silva Lucas, é finalista na categoria poesia. Como no ano passado, a ordem de classificação final dos primeiros, segundos e terceiros lugares em cada categoria só será revelada durante a solenidade de premiação virtual, em dezembro.

Brasília – A Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), do Ministério Público do Trabalho, divulgou nesta quarta-feira (12) os trabalhos vencedores da etapa nacional do Prêmio MPT na Escola 2022 – “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”. O objetivo da iniciativa é estimular a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil e de fomento à proteção de adolescentes trabalhadores e trabalhadoras.

Nesta edição, a ordem da classificação final – primeiro, segundo e terceiro lugares em cada categoria – só será revelada durante a solenidade virtual de premiação, que será realizada no dia 1 de dezembro, às 14h. Este ano, 19 regionais participaram da disputa. O concurso premia os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais de estudantes das instituições públicas de ensino que integram o projeto em todo o Brasil.

“O MPT na Escola é um projeto transformador, porque tem entre seus objetivos informar a sociedade, por intermédio da comunidade escolar, sobre os efeitos nocivos do trabalho infantil, desconstruir mitos criados em torno do tema, bem como mostrar que crianças possuem o direito fundamental de ser criança e, portanto, de usufruir de uma infância plena, digna e saudável. É um projeto concretizado essencialmente por meio do diálogo social com as Secretarias de Educação, mas se trata sobretudo de um projeto de empoderamento de crianças e adolescentes e de formação cidadã”, afirma Ana Maria Villa Real, Coordenadora Nacional da Coordinfância.  

“O Paraná participa do projeto MPT na Escola desde o ano de 2015 e, a cada ano, assistimos, com alegria e esperança, aumentar o número de municípios participantes. Queremos chegar a todos os 399 municípios paranaenses, pois o trabalho infantil deve ser enfrentado como de fato é: uma grave violação de direitos. A comunidade escolar desempenha um papel importantíssimo para a construção de uma cultura de proteção integral de crianças e adolescentes e o prêmio MPT na Escola, a partir dos trabalhos selecionados, é o retrato fiel da relevância do projeto e da sua imprescindível continuidade”, acrescentou a coordenadora regional da Coordinfância no Paraná, Margaret Matos de Carvalho.

Lista das vencedoras e dos vencedores por ordem de PRT:

Grupo 1 – Alunas e alunos do 4° e 5º do ensino fundamental

Categoria CONTO

PRT 4 – Município de Tramandaí/RS (E.M.E.F. General Luiz Dêntice/estudante: Valentina Mendes Fraga Alves)

PRT 7 – Município de Morada Nova/CE (E.E.B. Professora Joana Paula de Morais/estudante: Olívia Anastácio Vieira)

PRT 24 – Município de Corumbá/MS (E.M.E.I. Luiz Feitosa Rodrigues/estudante: Fernanda Sestari da Silva)

Categoria DESENHO

PRT 1 – Município de Itaperuna/RJ (Escola Municipal Oscar Jerônimo da Silva/estudante: Brenda de Souza Belo)

PRT 4 – Município de Imbé/RS (E.M.E.F. Estado de Santa Catarina/estudante: Antony Oliveira de Borba)

PRT 9 – Município de Pinhais/PR (Escola Municipal Frei Egídio Carloto/estudantes: Isabela Henrique Bernardo e Lucas Gabriel Carvalho da Silva)

Categoria MÚSICA

PRT 7 – Município de Itaiçaba/CE (Escola de Ensino Fundamental Dom Aureliano Matos/estudante: Iasmim da Silva Marinho)

PRT 8 – Município de Juruti/PA (EMEF Zelinda Souza Guimarães/estudante: Victor Emanuell Diniz Guidão)

PRT 9 – Município de Assis Chateaubriand/PR (Escola Municipal Heitor de Alencar Furtado/estudantes: Beatriz de Oliveira Aguiar, Isadora Gabrielly Targa Souza e Agatha Fernanda da Silva)

PRT 19 – Município de Maceió/AL (Escola Municipal Pedro Suruagy/estudantes: Ariel Vieira dos Santos, Débora Rodrigues dos Santos e William Guilherme da Silva Ferreira)

Categoria POESIA

PRT 4 – Município de Esteio/RS (EMEB Luiza Silvestre de Fraga/estudante: Alice Costa Lemos)

PRT 11 – Município de Manaus/AM (Escola Estadual de Tempo Integral Irmã Adonai Politi/estudante: Tassiara Kamilly da Silva Lucas)

PRT 14 – Município de Sena Madureira/AC (Escola Raimundo Magalhães/estudante: Luiara Souza do Nascimento)

Grupo 2 – Alunas e alunos do 6° e 7º do ensino fundamental

CATEGORIA CONTO

PRT 15 – Município de Divinolândia/SP (EMEB Euclides da Cunha/estudante: Lavínya de Mello Ramos)

PRT 17 – Município de Cariacica/ES (EMEF Stelida dias/estudante: Sophia Santos Bessa Alves)

PRT 19 – Município de Campo Alegre/AL (Escola Municipal de Educação Básica Professora Zenobia Ferreira da Silva/estudante: Lavignia Vitória da Conceição Santos)

Categoria DESENHO

PRT 1 – Município de Rio de Janeiro/RJ (Escola Municipal 05.15.026 Paraguai/estudante: Sofia Velloso Gomes)

PRT 15 – Município de Itatiba/SP (EMEB profª Rosa Scavone/estudante: Henzo da Silva Pereira)

PRT 19 – Município de União dos Palmares/AL (Escola Municipal Manoel Rosa da Paz/estudante: Izequiela Noemi dos Santos)

Categoria MÚSICA

PRT 5 – Município de Juazeiro/BA (Escola Municipal de Pontal/estudantes: Arthur Leoncio Lôla e Daniel Leoncio Lôla)

PRT 7 – Município de Fortim/CE (E.E.F. Comunitária da Barra/estudante: Elaine dos Santos Lima)

PRT 23 – Município de Nova Mutum/MT (Escola Municipal do Campo Jorge Carlos Ferreira/estudante: Maria Fernanda Gonçalves Ribeiro)

Categoria POESIA

PRT 7 – Município de Aracati/CE (EEF Centro Educacional Raízes e Asas/estudante: Radassa Vitalino Mendes)

PRT 13 – Município de Cajazeiras/PB (E.M.E.F.E.F. Carolino de Souza Neto/estudante: Maria Vitória de Abreu Marinho)

PRT 24 – Município de Corumbá/MS (Escola Municipal de Educação Integral Luiz Feitosa Rodrigues/estudante: Gilson Miguel Vieira Ozório)

Comissão Julgadora – Nesta edição do Prêmio MPT na Escola, compuseram a comissão julgadora:

Categoria CONTO:

Rebeca Cristina Cassiano dos Anjos (membro do CPA/ERJ e representante do Rio de Janeiro no CPA do CONANDA)

Lydiane Machado e Silva (Procuradora do Trabalho e Vice-Presidenta da Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho)

Erika Medina Stancioli (Auditora-fiscal do Trabalho)

Categoria DESENHO:

Andrey Felype Nascimento da Silva (membro CEDCA/DF)

Eliane Araque (sub-Procuradora Geral do Trabalho)

Maria Claudia Falcão (representante da Organização Internacional do Trabalho e Coordenadora do Programa de Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho da OIT)

Categoria MÚSICA:

Carlos Eduardo Carvalho Brisolla (Procurador do Trabalho);

Maria Eduarda Oliveira e Silva (membro do CEDCA/CE e representante do CEDCA/CE no CPA do CONANDA)

Katerina Volkov (Secretária-executiva do FNPETI)

Categoria POESIA:

Ramon Ferreira Lima (membro CEDCA/AM)

Gisele Ursini (professora da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP)

Alberto Balazeiro (Ministro do Tribunal Superior do Trabalho)

Membras suplentes:

Silvana Ribeiro Martins (Procuradora Regional do Trabalho da PRT 04); e

Maria Vitória Sussekind Rocha (Procuradora Regional do Trabalho da PRT 01).

A contribuição de cada um e cada uma foi fundamental, fortalecendo a luta nacional pela erradicação do trabalho infantil. Cabe destacar a participação de quatro adolescentes, que integraram a comissão julgadora dos trabalhos: Ramon Ferreira Lima, Maria Eduarda Oliveira e Silva, Andrey Felype Nascimento da Silva e Rebeca Cristina Cassiano dos Anjos, representando, respectivamente, os estados do Amazonas, Ceará, Distrito Federal e Rio de Janeiro.

Para a vice gerente nacional do projeto, Patrícia de Mello Sanfelici Fleischmann, “o prêmio MPT na Escola é a culminância de um projeto muito caro ao MPT. Na divulgação do seu resultado, sempre é possível visualizar o forte impacto do projeto nas localidades em que é aplicado. Discutir o combate ao trabalho infantil e ver as crianças e adolescentes se debruçando sobre o tema para construírem músicas, poemas, contos e desenhos é inspirador. Essa construção corrobora e fortalece a certeza da necessidade da erradicação dessa prática tão negativa, que traz prejuízos nefastos à infância.”

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