MPT prestigia posse dos novos dirigentes do TRT11
Na tarde da última quinta-feira (15/12), no Teatro Amazonas, aconteceu a sessão solene de posse dos novos dirigentes do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região - Amazonas e Roraima (TRT-11) para o biênio 2022/2024. Diante dos membros da Corte Trabalhista e de autoridades que compuseram a mesa de honra, prestaram juramento e foram empossados o desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva no cargo de presidente e a desembargadora Joicilene Jerônimo Portela como corregedora regional.
Saudação do MPT
A procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT), Alzira Melo Costa, destacou em seu discurso a alegria de ter como presidente do TRT-11 um desembargador oriundo do MPT, órgão que ele chefiou por quatro mandatos consecutivos. Relembrou que ao seu lado, nos idos de 2011, teve a oportunidade de iniciar a carreira de procuradora na PRT11 e ter tidos “um exemplo concreto, constante e próximo de que a principal função de quem ocupa um cargo de poder é trabalhar incessantemente em prol do bem comum e de quem mais precisa”. Por fim, desejou sucesso à toda a nova gestão.
Tribunal inclusivo
Em seu primeiro discurso como presidente do TRT-11, o 17º na história da Corte, o desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva reafirmou seu compromisso com a justiça social e a inclusão (a qual será um dos lemas deste biênio), ressaltando como prioridade em sua gestão o acesso à justiça onde não há Vara do Trabalho. “Pretendemos envidar todos os esforços para expandir a Justiça presente, firmando convênios para que as reclamações no interior dos estados do Amazonas e Roraima, nos locais onde não houver Vara do Trabalho, sejam efetuadas de maneira célere; subsidiando, com isso, a nossa já vitoriosa itinerância”, afirmou. Disse, ainda, que pretende catalisar os índices de produtividade, eficiência e eficácia, conforme orientação dos órgãos superiores, aperfeiçoando a prestação jurisdicional. Por fim, agradeceu a Deus, aos familiares, amigos e a todos que integram o TRT-11, assim como às sociedades amazonense e roraimense.
Autoridades presentes
Entre as autoridades, compareceram à sessão solene: o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Breno Medeiros representando a presidência do Tribunal Superior do Trabalho (TST); o secretário estadual Sergio Litaiff Filho, representando o governo do Amazonas; o deputado estadual Péricles Rodrigues do Nascimento representando a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam); o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Flavio Pascarelli; a promotora de justiça Renilce Helen Queiroz de Souza representando a Procuradoria-Geral de Justiça do Amazonas; o comandante da 12ª Região Militar, general de divisão Omar Zendin, representando o Comando Militar da Amazônia (CMA); o comandante do Cindacta IV, brigadeiro do ar Raul Carlos Câmara Borges; o desembargador eleitoral e ouvidor Kon Tsih Wang, representando a presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AM); o defensor público Antônio Cavalcante Junior representando a Defensoria Pública do Amazonas (DPE/AM); o procurador-chefe da Procuradoria da União no Amazonas, André Petzhold Dias; Associação dos Magistrados da Justiça do trabalho da 11ª Região (Amatra XI), juiz do trabalho Adelson Silva dos Santos; e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Amazonas (OAB/AM), Jean Cleuter Mendonça.