Sede do MPT no Amazonas tem iluminação especial para a campanha “Abril Verde”

Neste ano, o movimento tem o tema “Adoecimento também é acidente do trabalho. Conhecer para prevenir”.

O MPT está engajado na iniciativa Abril Verde. Este ano, a campanha pretende promover a conscientização de que o trabalho sem proteção da saúde e da segurança pode causar adoecimento dos trabalhadores e das trabalhadoras.

Em 2023, o Ministério da Saúde atualizou a lista das doenças relacionadas ao trabalho e acrescentou 165 novas patologias. A síndrome do esgotamento profissional (burnout), os transtornos de ansiedade e depressão, alguns tipos de cânceres e até covid-19 foram incluídos na relação que agora totaliza 347 patologias.

Da mesma forma que os acidentes do trabalho, as doenças relacionadas ao trabalho devem ser notificadas por meio da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).

As notificações são importantes para que o Poder Público possa estruturar medidas de assistência e vigilância para que os locais de trabalho se tornem mais saudáveis e seguros. Adoecimento também é acidente do trabalho.

Movimento Abril Verde

Criado em 2014, o Movimento Abril Verde conta com entidades representativas de técnicos de segurança do trabalho, instituições e empresas que acreditam na eficácia do envolvimento e na troca de informações para o fortalecimento de uma cultura de prevenção aos acidentes laborais.

O mês de abril foi indicado para celebrar o Dia Mundial da Saúde (7 de abril) e lembrar a data Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho (28 de abril) - escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. O verde representa a cor da Segurança do Trabalho.

Imprimir