Manaus sedia IV Encontro dos Catadores e catadoras da Amazônia Legal

O evento aconteceu no auditória do Ministério Público do Trabalho do Amazonas, em Manaus, nos dias 14,15 e 16 de agosto, quando reuniu delegações de 9 estados da Amazônia Legal.

 Na oportunidade, foram debatidas as temáticas sobre a Logística Reversa para Amazônia e a inclusão das organizações de catadores, o fechamento humanizado dos lixões, contando com a presença do Conselho Nacional dos Direitos Humanos.

A palestra sobre o pagamento pelos serviços ambientais foi ministrada pelo Dr. Saint Clair, do Ministério Público do Paraná. O tema sobre o Programa Pró Catador foi abordado por Iliana Canoff do Comitê Interministerial para Inclusão dos Catadores - CIISC e pelo Sr. Ary Moraes da Secretaria Nacional de Economia Solidária.

Participaram também de todos os debates o Secretário Qualidade urbana do Ministério do Meio Ambiente, Adalberto Maluf, quanto a implementação da Logística Reversa e sobre os editais que foram lançados. O Dr. Cláudio Santos – da Defensoria Pública da União participou da mesa de diálogo sobre o fechamento dos Lixões, juntamente com o Sr. Francisco Nascimento, coordenador no Conselho Nacional dos Direitos Humanos e do Conselheiro Darcy Santos.

A Procuradora-Chefe do MPT no Amazonas e Roraima, Alzira Melo Costa, falou sobre a atuação do Ministério Público do Trabalho na busca por melhores condições de vida dos catadores e das catadoras no Amazonas.

Ocorreu no evento também uma mesa de diálogos com o setor empresarial com a participação da ABRALATAS, Instituto Rever, ABIQUIM sobre à atuação na Amazônia.

Todas as mesas de diálogos foram coordenadas pelos catadores dos nove estados da Amazônia Legal. Como encaminhamento, foi elaborada uma carta que será publicizada tão logo esteja revisada. As delegações de catadores/as presentes, juntamente com o membro da coordenação nacional do MNCR, catador Luiz Henrique Silva, deliberaram que essa agenda do ECAL incorpora a agenda nacional do MNCR e que o V Encontro dos Catadores e Catadoras da Amazônia Legal acontecerá na cidade de Belém/PA em 2025.

 

Fonte: MNCR

Imprimir