Projeto Empregabilidade LGBTQIA+: MPT apoia formação para OSC, empresas e instituições de ensino
Nos dias 21 e 22/8 o Instituto +Diversidade, com apoio do Ministério Público do Trabalho, realizou em Manaus curso de formação para a promoção de ambientes de trabalho seguro e inclusivo.
A formação, realizada no auditório do MPT, contemplou pessoas para multiplicar e disseminar conhecimento sobre ambientes de trabalho seguros e inclusivos para pessoas LGBTQI+ em Organizações da Sociedade Civil, empresas e instituições de ensino.
A Procuradora do Trabalho e coordenadora regional da COORDIGUALDADE do Amazonas e Roraima, Fabíola Bessa Salmito de Almeida, esteve presente nos dois dias do curso, destacando que há a necessidade de conscientização, em especial das empresas e órgãos públicos sobre os conceitos de diversidade e inclusão. No âmbito do projeto de empregabilidade de pessoas LGBTQIAPN+ o MPT do Amazonas já estabeleceu diálogo com a UFAM e UEA para implementação de cotas, seja por percentual em concurso público, contratação de estagiários e empresas terceirizadas.
Dentre os vários conteúdos do curso de formação, foram abordados o contexto social e indicadores sobre a população LGBTQIA+, a cultura organizacional inclusiva para pessoas LGBTQIA+, e o papel da pessoa aliada no combate à discriminação.
Formação profissional
A formação acontece a partir desta terça-feira (27/8) e se estende até o dia 19 de setembro, voltada para formação profissional de pessoas LGBTQIA+ que moram na região de Manaus. Serão capacitadas 20 pessoas nos módulos Socioemocional, preparação para o mercado de trabalho e curso de assistente administrativo.
Os participantes receberão vale-transporte, alimentação no local e uma bolsa de R$ 500,00 durante o mês do curso. A formação acontecerá na Universidade de Tecnologia do Varejo – UTV, vinculada à CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas, das 12h às 18h.
O treinamento é parte do Projeto Empregabilidade LGBTQIA+ em Manaus, implementado pelo Instituto +Diversidade, com recursos do Ministério Público do Trabalho da 11ª Procuradoria Regional do Trabalho, e em parceria com a Casa Neon Cunha, UTV Cursos e Mariana Goedert.