CONALIS Amazonas participa do Seminário de fundação do Fórum Sindical Pan-Amazônico
A Coordenadora Regional da Conalis (Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical), procuradora Raquel Betty Pimenta, fez parte da mesa de abertura do Seminário.
Durante os dias 28 e 29 de agosto, no município de Iranduba/AM, a CUT Brasil e demais centrais sindicais do Brasil e de outros países da Região Amazônica (Colômbia, Venezuela, Peru, Equador, Bolívia) reúnem-se para fundação do Fórum Sindical Pan-Amazônico. Com o objetivo de promover a defesa da democracia, do trabalho decente e dos direitos humanos e de uma cooperação regional que respeite as legítimas reivindicações das trabalhadoras e dos trabalhadores da Pan-Amazônia, os representantes dos países discutirão os mecanismos de cooperação, as expectativas nacionais para a integração sindical, cenário econômico e social da região amazônica e visões do movimento sindical. No final serão aprovados o Manifesto do Fórum, eleição da primeira coordenação do Fórum e planejamento de ações futuras.
Na mesa de abertura, estiveram também presentes Antonio Lisboa, presidente-adjunto da CUT, coordenando os trabalhos, Vanessa Grazziotin , ex-senadora pelo Amazonas e Diretora executiva da OTCA, Maria Francinete Correia de Lima, Superintendente Regional do Trabalho e Emprego no Amazonas, Valdemir Santana, presidente da CUT/AM e do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas, Ivan Gonzales, da CSA, Gonzalo Martinez, Solidarity Center, Sabrina Breveghieri, Nexus/CGIL, e virtualmente Mecki Hamed Guerreiro UGT/ISCOD e Sebastian Ordonez War on Want.