MPT destina mais de 17 milhões e inaugura Barco Hospital São João XXIII, dia 7 de dezembro
O Barco Hospital, resultado de um projeto entre o Ministério Público do Trabalho no Amazonas e a Fraternidade Lar São Francisco de Assis, entrará imediatamente em operação, levando saúde e assistência às comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas pelos rios do Estado do Amazonas.
O Barco Hospital São João XXIII é resultado de diversas reversões de valores feitas pelo MPT no Amazonas, desde de dezembro de 2020, quando foi assinado o termo de parceria entre o MPT e a entidade Fraternidade Lar São Francisco de Assis.
Com 56 metros de comprimento, 15 de largura e 4 pavimentos, o Barco Hospital consiste numa unidade hospitalar com 14 leitos, dos quais 10 leitos são de internação de clínica e cirúrgica, e 4 são de recuperação pós-anestésica (RPA). Há 3 salas cirúrgicas equipadas, sendo uma sala de cirurgia oftalmológica, uma sala de videocirurgia e uma sala de cirurgia geral, um consultório oftalmológico, uma sala de ultrassom, uma sala de mamografia, uma sala de raio-x, uma sala de eletrocardiograma e um posto de enfermagem.
Possui, ainda, toda a retaguarda necessária de apoio à produção, como central de material esterilizado, data center, laboratório, farmácia, sala de coleta e triagem. Há, também, as estruturas de áreas comuns, como banheiros, elevador, cozinha, camarotes e salas administrativas. Como apoio, dispõe de 2 ambulanchas, que serão utilizadas para visitas domiciliares, remoção de pacientes, deslocamento de suprimentos e planejamento das expedições junto às comunidades ribeirinhas, além de possíveis encaminhamentos de urgência para alta complexidade.
Por meio do Barco Hospital São João XXIII, a população ribeirinha, indígena e quilombola do Estado do Amazonas contará com os seguintes serviços de saúde: exames laboratoriais, exames de imagem (raio X, mamógrafo, ultrassonografia), exames oftalmológicos, serviços odontológicos, realização de serviços cirúrgicos, que realizarão procedimentos de baixa e média complexidade, em diversas áreas.
Com esta inauguração, o BH São João XXIII passa a ser a terceira unidade da Fraternidade Lar São Franscisco na Providência de Deus, adquirida, adaptada a uma instalação hospitalar e totalmente equipada com recursos que foram revertidos pelo Ministério Público do Trabalho no Amazonas, obtidos de ações judiciais movidas pelo órgão contra empresas e pessoas que descumpriram a legislação e os direitos dos trabalhadores no Estado do Amazonas, sendo, portanto, um projeto desenvolvido sem a utilização de recursos públicos estadual ou municipal.
O Barco Hospital São João XXIII é inspirado em outro projeto, realizado pelo MPT com a entidade Fraternidade Lar São Francisco de Assis, no caso, o Barco Hospital Papa Francisco, que navega, há cinco anos, pelos rios do Estado do Pará. O sucesso desse primeiro projeto permitiu que o Barco Hospital São João XXIII fosse pensado e, agora, concretizado, com a entrega em favor da sociedade amazonense, esclareceu o Procurador Regional do Trabalho, Jorsinei Dourado do Nascimento.
Jornada de 4 anos
A jornada para a efetivação da entrega do Barco Hospital foi longa e começou em dezembro 2020, quando o MPT do Amazonas formalizou a destinação de R$ 9,2 mil para aquisição e registro da embarcação, além do início de sua adaptação em uma unidade hospitalar.
O processo de conclusão da sua adaptação para operar como unidade hospitalar, assim como a aquisição e instalação de todos os equipamentos de saúde, climatização, geração de energia e oxigênio, refeitórios e dos quartos que alojarão 82 (oitenta e dois) profissionais de saúde simultaneamente, entre outros, exigiu esforços da Fraternidade e do próprio MPT, que resultaram na reversão de mais recursos, decorrentes da atuação do MPT, perfazendo um total revertido para esse projeto em torno de R$ 17 milhões, ao longo desses quatro anos.
O projeto contou também com um parceiro privado: a empresa Marfrig.
Compromisso social
A inauguração do Barco Hospital São João XXIII representa a concretização de um compromisso social do Ministério Público do Trabalho no Amazonas de, permanentemente, contribuir com a realização de políticas públicas na Região Amazônica do Estado do Amazonas. O Barco Hospital, para além de prestar um serviço de saúde gratuito, levará dignidade e qualidade de vida a um expressivo número de comunidades ribeirinhas e de povos tradicionais do Estado do Amazonas, que passarão a contar com equipamento de última geração e com um atendimento humanizado e de excelência, afirmou o Procurador Regional do Trabalho, Jorsinei Dourado do Nascimento.
A inauguração do Barco Hospital São João XXIII constitui-se na conclusão da primeira etapa deste gigantesco projeto social. A partir de sua entrega à sociedade amazonense, iniciará uma nova e mais importante etapa: a prestação do serviço em favor de uma população historicamente esquecida e marginalizada, mas que é formada de pessoas, cidadãos brasileiros, que jamais poderiam ter sido deixados para trás, dada a elevada situação de sua vulnerabilidade social, finalizou Jorsinei Nascimento.