Procuradora-Chefe do MPT discursa na posse dos novos dirigentes do TRT11
A posse dos novos dirigentes do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR), eleitos para o biênio 2024/2026, aconteceu na tarde da última sexta-feira (13/12), em sessão solene no Teatro Amazonas. Os desembargadores Jorge Álvaro Marques Guedes, David Alves de Mello Júnior e Alberto Bezerra de Melo assumiram os cargos de presidente, vice-presidente e corregedor, respectivamente.
Em seu último discurso como presidente do TRT11, o desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva agradeceu a Deus e aos membros da Corte pela oportunidade de administrar o Tribunal por dois anos e apresentou um breve balanço dos projetos premiados e realizações de sua gestão, enfatizando a entrega do Plenário Benedicto Cruz Lyra, entregue no dia 11 de dezembro deste ano. Concluiu o discurso defendendo a Justiça do Trabalho e sua contribuição para a justiça social do Brasil.
Novo presidente
Após ser empossado, o desembargador Jorge Álvaro Marques Guedes fez seu primeiro discurso como presidente do TRT-11 enfatizando as profundas transformações pelas quais passam as relações de trabalho no Brasil, impulsionadas pelo avanço tecnológico, mudanças econômicas e crises globais, que impactam diretamente os trabalhadores e empregadores atualmente.
Ao assumir a Presidência do TRT-11, mencionou os desafios da realidade amazônica e as peculiaridades de cada estado de jurisdição. Nesse contexto, destacou as diretrizes que vão nortear sua gestão com o objetivo de aproximar a Justiça do Trabalho dos cidadãos, especialmente daqueles que residem no interior do Amazonas e de Roraima: 1) celeridade e eficiência; 2) valorização de servidores e magistrados; 3) diálogo com a sociedade; e 4) sustentabilidade e inovação. “Como tribunal, devemos ser ágeis, modernos e humanos, mantendo sempre como norte a garantia de uma justiça acessível, célere e efetiva”, declarou.
Manifestação
A Procuradora-Chefe do MPT-AM/RR, Alzira Melo Costa, manifestou-se na tribuna parabenizando a gestão do Desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva, que soube agir, de forma estratégica para elevar o nome do TRT11. “Demonstrou para o Brasil todo que nos Estados do Amazonas e de Roraima temos uma Justiça do Trabalho atuante, vibrante e sinérgica com instituições, poderes constituídos e com a sociedade. Provou que o Norte pode e deve ser referência positiva na prestação jurisdicional e na inovação para efetivação da Justiça Social”, disse.
Dirigiu-se aos novos gestores, na pessoa do presidente da corte, desembargador Jorge Álvaro Guedes Marques, mencionando votos de muita coragem, sabedoria e luz. Que as dificuldades e desafios que lhe serão certamente postos sejam oportunidades de boas resoluções e boas ações.
Autoridades
A solenidade reuniu autoridades civis e militares, magistrados e servidores, além de amigos e familiares dos empossados. Participaram da cerimônia: o ministro Breno Medeiros, representando a Presidência do Tribunal Superior do Trabalho (TST), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM), João Abdala Simões, a desembargadora Myrza Telma de Oliveira Cunha, representando a Presidência do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), Leda Mara Nascimento Albuquerque; e o procurador-geral do Município de Manaus em exercício, Marco Aurélio de Lima Choy representando o prefeito de Manaus, David Almeida.
Também prestigiaram a solenidade: o chefe do Estado-Maior do Comando do 9º Distrito Naval, contra-almirante Sérgio Tadeu Leão Rosário; o tenente-coronel intendente Daniel Paulo de Lira Ribeiro, representando o comandante do 7º Comando Aéreo, major-brigadeiro do ar, Ramiro Kirsch Pinheiro; a Superintendente Regional do Trabalho no Amazonas, Maria Francinete Lima; o Defensor Público Bruno Henrique Soré, representando a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE/AM); e o procurador-chefe da União no Amazonas, André Petzhold Dias, representando a Advocacia-Geral da União, a prouradora do Trabalho do MPT-AM/RR, Joali Ingracia Santos de Oliveira, e o procurador do Trabalho do MPT-Am/RR, Rafael Feres de Souza Hanna.
Manifestaram-se também na tribuna, parabenizando a nova administração do tribunal: o diretor tesoureiro Sérgio Ricardo Mota Cruz, representando a Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Amazonas (OAB/AM); o vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza Silva; e o vice-presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 11ª Região (Amatra-XI), juiz do Trabalho Gleydson Ney Silva da Rocha.
Com informações da Ascom/TRT11 e fotos Roumen Koynov, Alex Pazuello e Renard Batista