Defesa do Meio Ambiente de Trabalho completa 10 anos com campanha nacional
Campanha de conscientização ganha reforço na divulgação, em Manaus
O MPT 11ª Região promoveu a divulgação da campanha sobre acidentes no ambiente de trabalho lançada em dezembro de 2013 pela assessoria de comunicação da Procuradoria Geral do Trabalho (PGT). A publicação foi veiculada em um jornal impresso local de grande circulação e é resultante de acordo firmado por meio do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC 54/2007).
Através dos princípios de gerir riscos, prevenir acidentes e promover saúde, a campanha desempenha a função de alertar e conscientizar a população sobre os riscos de acidente no trabalho e a importância de estender a problemática ao conhecimento de todos. O procurador do trabalho e coordenador Regional da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente de Trabalho (DODEMAT), Jorsinei do Nascimento avalia a campanha como uma forma positiva de advertir tanto aqueles que trabalham em ambientes de risco, quanto os provedores do trabalho. “É uma campanha que visa conscientizar, não só as empresas, os empregadores de um modo geral, mas principalmente a população, quanto aos riscos de acidente de trabalho e quanto a necessidade de se prevenir, seja na implantação de medidas de proteção coletiva, que é relacionada a adequação do meio ambiente como um todo, tanto em última instância no fornecimento/utilização e fiscalização, quanto ao uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)”, afirmou.
Outro objetivo da campanha é esclarecer que o uso isolado de EPIs, tais como capacetes e botas, por exemplo, não é suficiente para erradicar os acidentes de trabalho. Para Jorsinei a adequação do meio ambiente de trabalho como um todo é a melhor solução para se prevenir acidentes de trabalho. “É uma campanha diferente de todas as campanhas anteriores, porque quando se fala em prevenção de acidentes de trabalho, sempre se fala em EPIs, no entanto sabemos que essa não é a melhor solução para se evitar o acidente. É necessária uma adequação mais ampla, ou seja, a adoção de Medidas de Proteção Coletiva, que justamente a adequação do meio ambiente de trabalho”, comentou.
O procurador destacou ainda o diferencial dessa ferramenta de conscientização, como propósito de despertar o interesse e a preocupação de todos. “Essa campanha torna-se inteligente porque mostra que o acidente em si pode acontecer onde menos esperamos, quanto mais no local onde esse risco de acidente já é conhecido, no caso, o ambiente de trabalho. O MPT 11ª Região tem trabalhando no sentido de exigir dos responsáveis, empresários e gestores públicos, a adequação de seus ambientes de trabalho para que seja possível diminuir esses índices alarmantes de acidentes de trabalho em nosso Estado.”
Link do vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=ow2IxT5aKXo&feature=youtu.be