Fórum Lixo e Cidadania promove 2ª Reunião Ordinária

No evento foi discutido o processo de inclusão dos catadores na coleta seletiva

A 2ª Reunião do Fórum Lixo e Cidadania, realizada no auditório Senador João Bosco Ramos de Lima, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, na última segunda feira, 4, contou com a participação de representantes dos catadores e diversas autoridades. A exposição da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp) sobre coleta seletiva esteve entre os principais temas que nortearam o debate.


Durante o evento, os catadores tiveram a oportunidade de expor opiniões e fazer questionamentos aos representantes dos órgãos públicos sobre o andamento da inclusão da categoria no serviço de coleta seletiva, cobrando posicionamentos dos mesmos.

Para a procuradora do MPT, Alzira Melo Costa, a 2ª reunião possibilitou avanços para as discussíµes do Fórum. "Saímos desta reunião com encaminhamento para criação de um grupo técnico, sugerido pelo professor João Bosco Ladislau, que será responsável por prestar apoio às questões técnicas a serem discutidas nas próximas reuniões do Fórum, pois não basta fazermos propostas para inclusão, é necessário termos dados para subsidiarem e embasarem nossas propostas", disse Alzira.


A coordenadora do Comitê Estadual de Catadores de Materiais Recicláveis, Irineide Lima, considerou a reunião bastante produtiva por cumprir a pauta a que se propôs. "Pudemos pôr em discussão e cobrar da Prefeitura, por meio da Semulsp, uma resposta a respeito de assuntos como a entrega dos dois galpões que nos foram prometidos, e ainda, acertar um prazo para que haja uma nova fiscalização por parte do fórum a respeito do assunto, que será daqui a seis meses", concluiu Irineide.

O próximo encontro do Fórum está marcado para o dia 8 de abril, às 14h, no auditório da Câmara Municipal de Manaus.

Imprimir