MPT constata energia elétrica clandestina no canteiro de obras do CT do Coroado
Nesta quinta-feira, 16, a força-tarefa do Ministério Público do Trabalho no Amazonas (MPT 11.ª Região) fiscalizou o canteiro de obras do Campo Oficial de Treinamento do Coroado (COT) “Carlos Zamith”, localizado na zona leste de Manaus.
Durante a fiscalização, os procuradores do Trabalho Jorsinei Dourado do Nascimento, Renan Bernadi Kalil e Maria Nely Oliveira constataram que toda a instalação elétrica do canteiro de obras do COT do Coroado era irregular e fora dos padrões exigidos pela concessionária de energia do Estado, Eletrobrás Amazonas Energia”.
De acordo com os procuradores do Trabalho, a situação verificada no coroado é, no mínimo, crítica. “As possíveis irregularidades nas instalações elétricas do canteiro de obras constituem potenciais riscos à segurança dos trabalhadores”, ponderaram os procuradores.
O Ministério Público do Trabalho reportou o fato à Amazonas Energia, que compareceu no local para adotar as providências cabíveis.
Andaimes sem escada de acesso incorporadas, locais de risco de queda sem a devida proteção coletiva, ou com guarda-corpo instalado de maneira inadequada, operadores de máquinas sem uniforme, sem crachá de identificação e sem equipamentos de proteção individual, retroescavadeiras sem alarme de ré foram algumas das irregularidades constatadas.
Os guindastes usados para movimentar estruturas pré-moldadas estavam posicionados de maneira inadequada, com risco de tombar a qualquer momento e ocasionar um grave acidente de trabalho.
A Construtora responsável pela obra do COT do coroado foi notificada a comparecer no MPT para uma audiência nessa sexta-feira, 17.