MPT no Amazonas recebe estagiários com aula motivacional
Mais que uma palestra, o encontro, no auditório da Procuradoria, foi uma verdadeira aula motivacional onde o procurador desmitificou a visão popular da figura do estagiário de sempre ser o último numa escala hierárquica e explicou o seu verdadeiro papel no órgão ministerial. "Não existe o modelo hierarquizado, onde o procurador detém todo o conhecimento, o servidor detém algum conhecimento e o estagiário não detém conhecimento algum. Isso é errado. Aqui esperamos sempre um feedback dos estagiários", completou o procurador.
Participaram também do curso, o procurador chefe e a procuradora chefe substituta do MPT 11.ª Região, Jeibson dos Santos Justiniano e Alzira Melo Costa respectivamente.
Temas como a atuação do MPT como órgão interveniente (defensor da lei nos feitos judiciais em curso, nos quais haja interesse público a proteger) e como órgão agente (envolve a instauração de procedimentos investigatórios e adoção das medidas judiciais e extrajudiciais necessárias para a defesa dos interesses coletivos dos trabalhadores), também foram abordados pelo procurador coordenador de estágio.
Afonso de Paula Pinheiro Rocha ainda indicou alguns cursinhos e aulas on-line gratuitos na área jurídica, assim como alguns sites de pesquisa que podem ser usados tanto para o trabalho no órgão ministerial quanto para o futuro profissional dos universitários.
A coordenadoria de estágio do MPT está fazendo um levantamento de propostas de temas para novos cursos de capacitação para depois divulgas os próximos encontros.