Projeto "MPT Ambiental" é implantado oficialmente na Sede do MPT 11ª Região
"Desenvolver medidas simples de combate ao desperdício e que diminuam os impactos ao meio ambiente" é a finalidade pretendida pelo MPT 11ª Região com a implantação oficial do projeto "MPT Ambiental".
O projeto foi lançado, no dia de hoje (25.02.2011), no auditório do MPT 11ª Região, localizado em Manaus/AM, pelo Procurador Chefe, Dr. Jorsinei Dourado do Nascimento, na presença dos servidores locais.
Durante o lançamento, o Procurador Chefe apresentou a logomarca oficial do projeto, marca esta que estará presente em todos os locais onde estiver sendo adotada uma política ambiental no âmbito do MPT 11ª Região.
Foi recomendado aos membros e servidores a prática da impressão frente e verso no papel; esclarecida a importância da seleção dos resíduos sólidos produzidos e de seu armazenamento em locais separados; a necessidade de diminuição no consumo de copos plásticos e de energia elétrica; além do descarte adequado dos cartuchos de impressoras e tonners.
Para ajudar a implementar todas essas medidas, o MPT 11ª Região já adquiriu lixeiras seletivas, nos moldes internacionais; adquiriu, com a ajuda da Procuradoria Geral do Trabalho, impressoras que imprimem frente e verso; e adquiriu canecas para diminuir e, quem sabe, eliminar o uso de copos plásticos por membros e servidores.
As canecas, adquiridas pelo MPT 11ª Região, foram marcadas com a impressão da logomarca do projeto MPT Ambiental, a partir de uma ideia do servidor, José Antônio de Aguiar Neto, que contou com o trabalho de design gráfico do servidor de informática, Elson Lima.
Na próxima semana, será firmado um convênio com uma cooperativa de catadores de papel, que deverá se responsabilizar pelo encaminhamento de todo o papel, produzido pelo MPT 11ª Região, ao processo de reciclagem. Esse convênio também deverá ser firmado com entidades que reciclam material plástico e lâmpadas fluorescentes.
Para o Procurador Chefe, Dr. Jorsinei Dourado do Nascimento, todo esse trabalho somente logrará êxito se houver a participação e o empenho de todos os membros e servidores do MPT 11ª Região, já que é o homem o maior responsável pelos impactos negativos ao meio ambiente. Ainda que seja necessária uma reedução comportamental, o MPT 11ª Região irá, sim, dar sua parcela de contribuição à sociedade na diminuição dos impactos que sua atividade causa ao meio ambiente, acrescentou.
Salientou, ainda, que o projeto está sendo implantado somente no âmbito da sede do MPT 11ª Região, ou seja, no Estado do Amazonas, garantindo que, ainda este ano, será ele implementado também no Estado de Roraima, na Procuradoria do Trabalho no Município de Boa Vista.
Ao final do lançamento, cada servidor recebeu uma caneca estilizada com a logomarca do Projeto MPT Ambiental.
Galeria de imagens