Catadores promovem ato público no Largo de São Sebastião no Dia Mundial da Reciclagem

O Dia Mundial da Reciclagem, comemorado neste domingo, 07, foi marcado pelo ato público que reuniu dezenas de catadores e apoiadores da categoria, como o Ministério Público do Trabalho da 11ª Região e outros representantes do poder público estadual e municipal. O palco da ação foi o Largo de São Sebastião, no centro de Manaus.

As reivindicações dos catadores de resíduos sólidos por melhores condições de trabalho, justa remuneração, valorização da categoria e efetiva inclusão na coleta seletiva estampavam faixas espalhadas pela praça. Apresentações culturais da cantora Lucinha Cabral e convidados e, ainda, do grupo dos Garis da Alegria animaram o público.

O ato também contou com a apresentação de uma peça teatral na qual o tema principal eram os “3Rs da sustentabilidade: reduzir, reutilizar e reciclar”, que de forma lúdica promoveu orientação sobre o assunto. Na ocasião, também foram distribuídas lixeiras para carros.

Segundo a procuradora chefe do Ministério Público do Trabalho, Alzira Melo Costa, o evento serviu como um grito da categoria. “Os catadores precisam ser ouvidos pela população e pelo poder público para que suas reivindicações sejam atendidas. Eles precisam ser contratados formalmente para o sistema de coleta seletiva do município, também precisam da sensibilização e contribuição da população para desempenhar seu trabalho. Por isso estão hoje aqui reunidos, fortalecendo a luta de toda a categoria, com o nosso apoio”, afirmou.

Para finalizar a programação houve um abraço simbólico no Teatro Amazonas pelos presentes, ao som de músicas que pregavam a valorização dos catadores. Todos seguravam balões à gás representando as cores da coleta seletiva, que posteriormente coloriram o céu de Manaus.

Imprimir