Livro sobre trabalho infantil é lançado no MPT
A obra da autora Creuza Barbosa busca sensibilizar e refletir sobre o tema
Uma discussão sobre os mitos e consequências ocasionados pela exploração do trabalho infantil. Essa é a proposta do livro “Fragmentos do cotidiano – Trabalho Infantil”, lançado pela autora Creuza Barbosa, na manhã desta sexta-feira, 2, no auditório do Ministério Público do Trabalho no Amazonas (MPT 11ª Região).
No livro, a professora Creuza Barbosa retrata de maneira lúdica, por meio de contos infantis, ilustrações e poesias, a dura realidade de crianças e adolescentes que sofrem ou sofreram com a exploração do trabalho infantil.
Segundo a autora, a erradicação do trabalho infantil, no Brasil, ainda é um sonho, mas que pode ser concretizado. “Eu procurei escrever esse livro de uma forma contundente para que as pessoas possam se sensibilizar e refletir sobre a questão do trabalho infantil”, explicou.
O evento contou ainda com apresentações musicais e teatrais referentes ao universo infantil, sorteio de livros e momento de autógrafos da obra.
Perfil da autora
Natural do Iranduba, interior do Amazonas, Creuza Barbosa possui pós-graduação em Língua Portuguesa e bacharelado em Direito, ambas pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Foi fundadora e presidente por 10 anos do fórum de prevenção e erradicação do trabalho infantil e proteção do trabalhador adolescente. Foi também idealizadora e coordenadora da campanha permanente da prevenção e do combate ao trabalho infantil no Amazonas. Exerceu por 17 anos o cargo de auditora fiscal do trabalho, atuando na tarefa de prevenção ao trabalho infantil e ao trabalhador adolescente. É autora dos livros: Fábulas e apólogos da Amazônia; Fragmentos do cotidiano I, II e III; Exercícios de direito da criança e do adolescente.