Procurador Regional do Trabalho cumpre agenda em Manaus para promover articulações interinstitucionais
O objetivo da parceria entre o MPT e demais entidades é aperfeiçoar operações de combate ao trabalho escravo e capacitar os procuradores do Trabalho
O Procurador Regional do Trabalho Fábio Leal Cardoso, Subprocurador Geral do Trabalho em exercício, que atua na Procuradoria Geral do Trabalho, em Brasília, esteve em Manaus nesta quinta-feira, 17, para participar de reuniões de articulação interinstitucional para a promoção de operações de combate ao trabalho escravo, juntamente com a procuradora do Trabalho Alzira Melo Costa (MPT 11ª Região).
Pela manhã, os procuradores visitaram a sede do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e manifestaram interesse em firmar uma parceria entre os órgãos para que seja utilizada a infraestrutura tecnológica disponível no Sipam, de modo a contribuir e aperfeiçoar a preparação e execução das operações de fiscalização e resgate de trabalhadores em condições análogas às de escravo, principalmente, nos locais longínquos e de difícil acesso no interior do Estado.
Na parte da tarde, a reunião aconteceu no Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS). Além de apresentação sobre a instituição, foi exposta ao procurador a minuta da grade do Estágio de Operações na Selva que deve ser oferecido ao Ministério Público do Trabalho, por meio de um Termo de Cooperação que será formalizado entre as instituições. O curso deve ser ministrado no segundo trimestre de 2016.
Na ocasião, o Comandante do Cigs, Cel. Inf. Alcimar Martins, também apresentou ao Procurador Regional o projeto de reestruturação do zoológico do CIGS, o qual passará por revitalização em virtude de uma destinação de recurso oriundo de atuação do MPT em Brasília, referente a um processo contra uma instituição financeira.
Após a reunião, os procuradores prestigiaram a Cerimônia de Brevetação (formatura) dos Cursos de Operações na Selva.