MPT e MPE/RR firmam acordo com a Prefeitura de Boa Vista para regularizar a contratação de professores
No dia 05/12/2007, foi firmado acordo na Justiça do Trabalho entre o Ministério Público do Trabalho, Ministério Público do Estado de Roraima e a Prefeitura de Boa Vista para realização de concurso público para professores da educação básica municipal.
O município se comprometeu a disponibilizar 520 vagas cujos cargos deverão ser preenchidos por 200 professores até o segundo semestre de 2008 e 320 professores até o início do ano letivo de 2009. Em caso de descumprimento do acordo o município de Boa Vista deverá pagar multa diária de R$ 10.000,00 por professor contratado irregularmente, além de R$ 300.000,00 por dano moral coletivo.
Em outubro deste ano o Ministério Público do Trabalho e o Ministério Público Estadual protocolaram Ação Civil Pública conjunta contra o Município de Boa Vista para que fosse realizado concurso público para preenchimento de todos os cargos de professor da rede municipal, tendo em vista as sucessivas contratações por prazo determinado que vinham sendo realizadas, em burla aos artigos 37, II e IX, e 206, V, da Constituição Federal.
A ação foi ajuizada pelo Procurador do Trabalho, Dr. Carlos Carneiro Esteves Neto, e pelo Promotor de Justiça, Dr. Isaías Montanari Júnior. De acordo com Esteves, "a atuação conjunta do MPT com outros ramos do Ministério Público fortalece a defesa dos interesses da sociedade e faz valer o princípio da unidade, insculpido no parágrafo 1º do artigo 127 da Constituição".