Psquiatra e Psicanalista francês faz conferência inédita no MPT
Estudioso falou sobre o alto número de adoecimentos nas organizações e a possibilidade de reencantamento pelo trabalho
Brasília – O psiquiatra e psicanalista francês Christophe Dejours, um dos mais importantes estudiosos da atualidade sobre a relação entre trabalho e doença mental, ministrou na tarde desta segunda-feira, 8, uma conferência intitulada “Pane nas organizações: do adoecimento ao reencantamento do trabalho”, na sede da Procuradoria-Geral do Trabalho, em Brasília. O evento foi transmitido por videoconferência para todas as Procuradorias Regionais do Trabalho do Brasil. O pesquisador veio ao Brasil a convite do Ministério Público do Trabalho (MPT).
Na conferência, o psicanalista analisou as mudanças ocorridas nas organizações nas últimas décadas e suas consequências. A saúde mental dos trabalhadores e as relações interpessoais – na perspectiva da psicodinâmica do trabalho.
O autor – Christophe Dejours é autor de vários livros sobre sobre a psicodinâmica do trabalho, citados por vários pesquisadores que estudam a relação entre trabalho, prazer e sofrimento. Seus temas preferidos são a diferença entre o trabalho prescrito e o trabalho real, os mecanismos de defesa contra a dor, o sofrimento, o assédio moral e o reconhecimento ético do trabalho e do trabalhador. Dentre suas publicações, destacam-se A Loucura do Trabalho: Estudo e Psicopatologia do Trabalho; O Fator Humano; e A Banalização da Injustiça Social.